Geral

Lagarde: mudança climática será um fator na nossa decisão de política monetária

15/07/2021
Lagarde: mudança climática será um fator na nossa decisão de política monetária

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que as mudanças climáticas serão levadas em consideração na decisão de política monetária da entidade e em suas operações. O encontro para decisão do BCE deve ocorrer na próxima quinta-feira, 22. A afirmação de Lagarde foi feita durante o podcast do BCE, que contou com a participação da presidente do Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e da secretária do tesouro dos EUA, Janet Yellen, e foi publicado nesta quinta-feira.

Lagarde pontuou que a cooperação global para a produção de vacinas contra a covid-19, por exemplo, é uma movimentação de cooperação global. O mesmo ocorre para as mudanças que visam reduzir os impactos sobre o clima, segundo ela.

“É bom que definamos metas ambiciosas sobre o clima, mas agora devemos traçar caminhos sobre como alcançaremos esses objetivos. … Agora vamos definir metas para implementar as políticas corretas”, afirmou Lagarde. Ontem, a Comissão Europeia apresentou uma série de propostas para que o bloco atinja a meta de redução de 55% da emissão de gases de efeito estufa até 2030. As medidas ainda precisam ser aprovadas.

No podcast do BCE, a conversa se concentrou na desigualdade de gênero presente na União Europeia (UE) e nos EUA, e nos problemas acentuados pela pandemia. Von der Leyen apontou que na UE mulheres estudam mais do que homens, mas têm salários e aposentadorias mais baixos, além de chegarem menos aos cargos de liderança. “Há uma chance de que no G20 Summit, em Roma, eu seja a única mulher no grupo”, observou.

Autor: Ilana Cardial
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.