Geral

Julho Amarelo: testagem é principal recurso contra complicações e óbitos

27/07/2021
Julho Amarelo: testagem é principal recurso contra complicações e óbitos

Gastroenterologista do Hospital Helvio Auto aponta diagnóstico precoce como indicador de sucesso no tratamento das hepatites virais. No mês de combate contra as hepatites virais, Hospital Helvio Auto estimula a realização de exames em seu Centro de Testagem e Aconselhamento. Crédito das fotos: Ana Paula Tenório

O dia 28 de julho foi escolhido como Dia de Luta Contra as Hepatites Virais. A campanha do Julho Amarelo foi instituída por lei em 2019 para todo o Brasil com finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), é responsável pelo tratamento e internações das hepatites virais no estado e quer estimular a importância da testagem, acompanhamento e adesão ao tratamento adequado.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Segundo Kelly Oliveira, gastroenterologista do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, o maior desafio hoje não só em Alagoas, como no Brasil, é diagnosticar as pessoas que não sabem que têm a infecção: “Se considerarmos, por exemplo, que o Brasil tenha cerca de 700 mil virêmicos para hepatite C e que apenas cerca de 100 mil indivíduos têm esse diagnóstico, é preciso se empenhar mais para detectar esses pacientes”.

No Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, os casos de hepatites mais comuns são as hepatites crônicas B e C, havendo maior predominância de portadores de hepatite B. Atualmente, os tratamentos disponibilizados, em sua grande maioria, utilizam um único comprimido ao dia, o que já facilita a adesão correta ao tratamento.

Testagem

O diagnóstico precoce é fundamental para diminuição das taxas de complicações. Vale ressaltar que as hepatites C e B, nessa ordem, são as principais causas de óbito por hepatite viral, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Para realizar o teste, a população pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Helvio Auto, às terças e quintas, no período da manhã, onde pode ser realizado o teste para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. É necessário trazer comprovante de residência e documento de identidade. Uma equipe multidisciplinar fará acompanhamento pré e pós-testagem.

Prevenção

Todas as hepatites têm possibilidade de prevenção por meio de medidas simples, como hábitos saudáveis de higiene pessoal e boas condições sanitárias, práticas sexuais seguras, não compartilhamento de objetos perfurocortantes, evitar contato com sangue, manter o cartão vacinal atualizado e realizar o acompanhamento pré-natal adequado, no caso das gestantes.

Em relação à hepatite A, a gastroenterologista Kelly Oliveira chama a atenção para uma particularidade: “O modo de transmissão mais conhecido da Hepatite A é pela ingestão de água ou alimentos contaminados, porém ao se investigar surtos recentes de hepatite A, na região sudeste do Brasil, foi identificado que práticas como sexo oroanal foram associadas a recentes surtos de hepatite A, portanto o sexo seguro também é importante para evitar a transmissão do tipo A”.