Geral

Diteal lança edital para galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro

12/07/2021
Diteal lança edital para galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Serão selecionados quatro projetos para exposições no espaço

Artistas visuais de todo o país podem inscrever seus projetos de exposições no edital de ocupação da galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) está com inscrições abertas, no período de 12/07/2021 até 14/09/2021. O edital está disponível no site: diteal.al.gov.br e também foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas. No site, também é possível encontrar outros documentos, como a ficha de inscrição e a planta baixa da galeria.

“É uma grande satisfação a Diteal criar oportunidades para que os artistas mostrem seus trabalhos e tenham acesso a uma galeria tão atuante, que é a do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Convidamos os artistas para que se inscrevam, observando as exigências do edital e desejamos boa sorte aos proponentes”, pontuou a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Serão selecionadas quatro propostas, podendo ser exposições individuais e coletivas, que contemplem obras relacionadas às artes visuais e suas diversas linguagens, tais como Criações Digitais, Desenho, Design, Escultura, Fotografia, Grafite, Gravura, Objetos, Pintura, Poesia Visual, Vídeo Arte, Colagem, Instalação, Performance, Body Art, Projetos de Arte Integrada, entre outras manifestações, híbridas ou não, reconhecidamente relacionadas às artes visuais.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Especial de Avaliação e o resultado sairá no dia 22/09/2021 com a lista dos projetos habilitados, inabilitados e classificados. Os proponentes podem recorrer das decisões da Comissão no prazo de até cinco dias úteis, a contar da data da divulgação do resultado. Após a análise e resposta aos recursos, será divulgado o resultado final do edital no dia 13/10/2021 no site da Diteal.

As exposições selecionadas no edital serão realizadas entre os meses de novembro de 2021 a março de 2022. A pessoa jurídica ou física representante do projeto selecionado receberá premiação em dinheiro, sendo R$ 12.000,00 para cada exposição que ocupará os dois pisos na galeria e R$ 7.000,00 para cada mostra que será realizada em um espaço, sendo primeiro piso ou mezanino.

“Felizmente, estamos disponibilizando, através de uma política de editais, a ocupação da Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro, na torcida de que, com essas quatro exposições previstas, possamos concretizar a transição para o retorno do público presencial, porém, destacamos, também, a grande satisfação de termos encontrado caminhos durante a pandemia e mantido a galeria viva e atuante. Compreendemos a importância de manter viva a nossa missão, atuando com compromisso no fomento das artes e disponibilizando ao público o contato permanente com as mesmas, até quando nos é exigido o exercício da inovação. Com estas exposições, poderemos concluir o exercício de 2021 e iniciar 2022 em plena atividade”, afirmou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.