Alagoas

Centro de Telepresença viabiliza 325 audiências com réus presos

19/07/2021
Centro de Telepresença viabiliza 325 audiências com réus presos

‘Projeto existe e funciona por conta da parceria com o TJ, que fornece os equipamentos e o sistema de marcação das audiências’, destacou o diretor do Centro. Centro de Telepresença funciona dentro do Complexo Prisional, em Maceió. Foto: Seris

Funcionando em Maceió há pouco mais de um mês, o Centro de Telepresença já viabilizou 325 audiências virtuais com réus presos. As oitivas foram agendadas pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Justiça Federal, Ministério Público, Polícias Civil e Federal, além de Cortes de Justiça de outros cinco estados.

De acordo com o diretor do Centro, Pierre Barboza, o trabalho não seria possível sem o apoio do TJAL, que forneceu microfones, câmeras e TVs para serem utilizados nas audiências. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Especial de Modernização do Judiciário (Funjuris).

“O projeto existe e funciona por conta da parceria exitosa com o Tribunal, que nos fornece os equipamentos e o sistema de marcação das audiências, o Simavi”, afirmou.

Para o juiz Antônio Rafael Casado, da Vara de Execuções Penais, o Centro de Telepresença é uma ferramenta essencial para o Judiciário nos tempos modernos. “Ele permite uma maior agilidade nos julgamentos dos processos criminais com réus presos”, disse.

Ainda segundo o magistrado, o equipamento traz mais segurança aos servidores públicos que lidam com o preso e possibilita uma considerável diminuição de gasto público no transporte dos detentos. O Centro foi inaugurado pelo Governo do Estado no dia 17 de junho.

Simavi

Os equipamentos do Centro de Telepresença estão interligados com o data center do TJAL e com os aparelhos presentes nas comarcas. As oitivas com réus presos são agendadas pelas unidades judiciárias por meio do Sistema de Marcação de Videoconferências (Simavi), desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal. Mais de 10.000 audiências já foram promovidas pelo Judiciário com auxílio da ferramenta.