Geral

Prefeitura retira 120 toneladas de resíduos do Canal do Papódromo

01/06/2021
Prefeitura retira 120 toneladas de resíduos do Canal do Papódromo

A Prefeitura de Maceió tem realizado um trabalho intenso na limpeza de canais espalhados pela capital. Só do Canal do Papódromo, situado no Vergel do Lago, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) retirou mais de 120 toneladas de resíduos, beneficiando cerca de 500 moradores que vivem às margens do córrego.

Antes e depois da limpeza no Canal do Papódromo, no Vergel. Fotos: Ascom Sudes

O serviço durou em média 15 dias e contou com o trabalho de 15 agentes de limpeza da Sudes. O Canal do Papódromo era conhecido por transbordar durante o período chuvoso e levar transtorno aos moradores ribeirinhos, que conviviam com lixo nas calçadas e até dentro das residências.

Assessor especial da Sudes, Robert Wagner afirma que a limpeza é de extrema importância para evitar que a população enfrente adversidades e possa ter uma vida melhor onde residem.

“É uma situação complicada, pois todo esse resíduo é proveniente de descarte irregular feito pela própria população. Não só aqui do bairro, mas também de outros bairros e que acabam vindo parar aqui. A limpeza foi providencial para evitarmos que o período chuvoso seja problemático para os cidadãos que moram próximo ao Canal do Papódromo”, disse o assessor.

Agentes de limpeza retiram os resíduos do córrego. Foto: Ascom Sudes

Para exemplificar, a quantidade de resíduos retirada do canal equivale a 17 caçambas de lixo. Recicláveis, móveis inservíveis, resíduos domiciliares e da construção civil foram encontrados dentro do córrego. O cidadão pode dar o destino adequado a esses materiais, evitando o descarte irregular, fazendo a utilização dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), da Coleta de Volumosos e dos Ecopontos, equipamentos instalados pela Prefeitura para inibir a prática negativa.