Geral

Morre em Palmeira dos Índios a educadora Irmã Mercês de Andrade

30/06/2021
Morre em Palmeira dos Índios a educadora Irmã Mercês de Andrade

Irmã Mercês de Andrade

Faleceu na manhã desta quarta-feira (30) aos 78 anos, a irmã Mercês de Andrade, freira da Congregação Filhas do Amor Divino, ex-diretora e educadora do tradicional Colégio Cristo Redentor.

Irmã Mercês recentemente tinha vencido a covid-19, mas após sua recuperação – alguns dias depois sofreu um Acidente Vascular Cerebral e em consequência disso veio a falecer nesta data vítima de insuficiência respiratória.

Para a professora e escritora Josefa Adriana Ferro que também foi sua aluna, irmã Mercês era “mulher de personalidade muito forte. Teve sua vida consagrada a Deus, pela Congregação das Filhas do Amor Divino, Professora, Diretora e Coordenadora do Centro Educacional Cristo Redentor. Sempre muito enérgica, de punho firme, conduzia as atividades com muita responsabilidade. Dentre as atividades, a que mais se identificava era com a Coordenação da Banda Marcial do Cristo Redentor, a qual participava de eventos cívicos, na cidade e também de evento públicos, quando convidados, isto era motivo de muito orgulho para Ir. Mercês. Como Coordenadora do Ensino Fundamental sempre articulada com os professores para um ensino de qualidade, levando-os para participar de cursos, em Natal, sempre em busca do melhor saber”, disse.

O advogado Ricardo Vitório lembrou que Irmã Mercês integrou a primeira turma de palmeirenses que estudou no CESMAC saindo todos os dias de Palmeira dos Índios para Maceió e voltando tarde da noite no antigo ônibus da “Palmeirense”, quando o acesso a universidade era limitado na cidade.

“No início era a única mulher da turma que tinha figuras destacadas da nossa cidade com Helenildo Ribeiro, Aderbal Almeida, Geraldo Ribeiro, Caetano Soares Pinto, entre outros. Ela tinha uma cadeira cativa, a de número 13 e ninguém sentava nessa poltrona. Todos sabiam que era dela. Irmã Mercês deixa saudades”, disse o advogado.

Irmã Mercês chegou a Palmeira dos Índios, em março de 1963, proveniente de Natal, no Rio Grande do Norte. Era Professora de Didática do Curso Magistério e formada em Letras.

O sepultamento de Irmã Mercês será realizado no Cemitério São Gonçalo às 17 horas de hoje (30).