Geral

Falta de oxigênio causa a morte de 3 pacientes de covid em Santo André

01/06/2021

Três pacientes internados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André morreram no início desta terça-feira, 1º, por falta de oxigênio na unidade. A informação foi revelada pela Band e confirmada pelo Estadão. As vítimas foram uma senhora de 81 anos e dois homens, ambos de 41, todas diagnosticadas com o coronavírus.

O AME de Santo André é administrado pelo governo do Estado e pela Fundação ABC. A prefeitura afirma que a falta de oxigênio se deu por uma “grave falha técnica” e que foi acionada para prestar auxílio por meio do Samu, mas o “pedido de apoio tardou e, ao chegar ao local, os pacientes já tinham vindo a óbito”.

Em nota, a prefeitura de Santo André ressalta que o município se disponibilizou a transferir os pacientes à rede municipal de saúde e que “lamenta profundamente o ocorrido e se indigna que uma grave falha técnica tenha gerado consequências tão devastadoras”. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o problema da rede já foi corrigido, o abastecimento de oxigênio foi restabelecido na unidade e a transferência não foi necessária.

A Secretaria de Estado da Saúde informa ainda que determinou a “abertura de uma sindicância” na unidade e que “tomará as providências cabíveis”.

Autor: João Ker
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.