Brasil

Enem 2021: candidatos com isenção da taxa de inscrição negada têm até hoje para recorrer

18/06/2021
Enem 2021: candidatos com isenção da taxa de inscrição negada têm até hoje para recorrer

Provas serão aplicadas em novembro

Candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 negado têm até hoje (18) para recorrer. O recurso pode ser realizado através da Página do Participante. O prazo foi aberto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde o último dia 14. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no próximo dia 25.

Têm direito à isenção aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública – ou com bolsa de estudo integral na rede privada –, no ano de 2021, também podem pedir o benefício.

O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Os resultados das justificativas de ausência da edição passada, necessárias para solicitar o benefício neste ano, e dos pedidos de isenção estão disponíveis desde o dia 9 de junho. 

Inscrição e provas

Conforme anunciado pelo Inep, as inscrições serão disponibilizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante. O órgão também anunciou 101.100 vagas estarão disponíveis exclusivamente para a versão digital do exame.

Já as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa como na digital.

O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado do exame é possível ingressar no ensino superior de diversas formas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Mas as possibilidades ofertadas pelo Enem não param por aí, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota da avaliação para acesso aos seus cursos de graduação.