Geral

Eduneal lança 2ª edição de “Arapiraca através do Tempo”, de Zezito Guedes

25/06/2021
Eduneal lança 2ª edição de “Arapiraca através do Tempo”, de Zezito Guedes

Esgotada há 22 anos a obra ganha uma nova edição e narra as transformações da cidade de Arapiraca ao longo das décadas. Foto: Divulgação

 

A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lançará no dia 30 de junho, às 19h30, em seu canal oficial no youtube a 2ª Edição do livro Arapiraca Através do Tempo, escrito por Zezito Guedes. O lançamento virtual é organizado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas (PROEXT- Uneal) e pela Academia Arapiraquense de Letras (ACALA).

Mestre da cultura popular e um grande pesquisador dos saberes e histórias do povo arapiraquense, Zezito Guedes se dedicou durante décadas a investigação de personalidades e fatos que constroem a história da cidade de Arapiraca. A primeira edição de Arapiraca através do tempo estava esgotada há mais de 20 anos e agora pode voltar às mãos da sociedade arapiraquense e alagoana.

O diretor chefe da Eduneal Prof. Dr. Renildo Ribeiro, destaca a importância da obra: “Arapiraca através do tempo é um livro essencial a todo cidadão de Arapiraca e, ouso dizer, de todo agreste de Alagoas. Com talento e sensibilidade de historiador nato, o professor Zezito Guedes registra de maneira surpreendente eventos e personalidades da cidade de Arapiraca desde sua formação (1848) até a década de 1980, do século passado.  Nesta obra, encontramos informações essenciais, a preservação da identidade da cidade de Arapiraca e de seus habitantes. De leitura obrigatória, este livro não deveria faltar nas residências de Arapiraca e muito menos nas estantes e mesas escolares, pois saber das nossas raízes e da nossa história é atitude necessária e urgente em tempos de apagamentos de nossas identidades”.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Uneal a família de Guedes, enfatizou que se sente lisonjeada e honrada em realizar esse sonho, de deixar para posteridade a história de Arapiraca.  A família revelou que era um sonho, vontade de Zezito, uma reedição da obra, devido as edições de 1999 terem se esgotado. Era comum aos leitores e interessados na obra fazer cópias do livro. Agora, com a reedição, todos que quiserem terão oportunidade de adquirir um exemplar.

O livro “Arapiraca através do tempo” pode ser adquirido no site da Quilombada, da Eduneal ou através do whatsapp (82) 98155-9787.

Saiba mais sobre o autor:           

José Gomes Pereira, conhecido como Zezito Guedes, ganhou o apelido “Guedes” do grande pensador Ariano Suassuna. Paraibano de nascimento, adotou Alagoas no coração. Atuou profissionalmente como protético na cidade Arapiraca. Autodidata, se interessou pela arte desde a juventude e descobriu a escultura por volta dos 30 anos. Usava seu laboratório de prótese também como ateliê de apoio aos artesãos e escultores da região. Como pesquisador suas obras mais aclamadas são “Cantiga das destaleiras de fumo” e “Arapiraca através do tempo”. Uma das mais importantes homenagens que recebeu foi o museu que leva seu nome, no centro da cidade de Arapiraca, que abriga exposição permanente de suas obras e acervo que recompõe a vida de seu patrono.

SERVIÇO:

Live de lançamento: 30 de junho / 19h30

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCR0nvpBgSA7QnLpNiyHSUbg

Valor do livro: R$ 60,00

Compra: Uneal ou Quilombada – Whatsapp: 82 98155-9787.