Geral

Educação debate ações da secretaria escolar durante live

08/06/2021
Educação debate ações da secretaria escolar durante live

Coordenadora do setor de Normas e Legislação, Maria José Alves Costa, e Professor Doutor Jorge Oliveira (Foto: Ascom Semed)

A live “Secretaria Escolar: gestão, organização e arquivo de documentos escolares”, realizada nesta segunda-feira (07) pelo setor de Normas e Legislação da Secretaria Municipal de Educação, enfatizou a importância do desenvolvimento das ações das secretarias escolares. O encontro virtual foi transmitido pelo canal de Youtube da Semed e contou com a participação de secretários e gestores de escolas.

O debate foi conduzido pelo Professor Doutor Jorge Oliveira, e pela coordenadora do setor de Normas e Legislação, Maria José Alves Costa.

Para o professor Jorge Oliveira, “o secretário escolar é um ator fundamental que detém um poder do conhecimento dos procedimentos, que é um poder político e um poder administrativo”. Dessa forma, segundo ele, esse profissional tem papel essencial na gestão escolar, pois realiza atividades que promovem a construção de um ensino eficaz, proporcionando o avanço.

Ainda de acordo com o palestrante, os secretários escolares possuem posição estratégica que auxilia na tomada de decisão na gestão. “A valorização dessas pessoas é fundamental por parte da gestão e por parte da diretoria, para que a gente tenha esse espaço fundamental da escola, como um espaço positivo”, destaca o mesmo.

Jorge Oliveira ressalta que é através do reconhecimento e do investimento que as secretarias podem ampliar seus serviços, tornando-se mais produtivas e eficientes. “É preciso que haja um projeto formativo continuado, porque só assim a gente vai conseguir alcançar a excelência na administração da unidade escolar”, afirma o professor.

Para a coordenadora do setor de Normas e Legislação, realizar um projeto formativo continuado é imprescindível para o desenvolvimento eficaz das ações. “Eles têm a percepção do atendimento humano, desse atendimento que precisa ser qualificado, uma vez que está lidando com processos, pessoas e atendimentos. E a secretaria da escola é o cartão de visita para os pais e os estudantes”, destaca Maria José Alves Costa.