Alagoas

Alagoas tem adesão de 100% dos municípios à Olimpíada de Língua Portuguesa

11/06/2021
Alagoas tem adesão de 100% dos municípios à Olimpíada de Língua Portuguesa

Foram quase 5 mil inscrições e o estado está entre as três unidades da federação que terão a participação de todos os seus municípios no concurso. Valdir Rocha

Os 102 municípios alagoanos participarão da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro. Ao todo, 4.929 estudantes do estado estão inscritos nas cinco categorias do concurso: Poema (voltada para as turmas de  5º ano); Memórias Literárias (6º e 7º anos); Crônica ( 8º e 9º anos); Documentário ( 1ª e 2ª séries do ensino médio) e Artigo de Opinião ( 3ª série do ensino médio).

Em 2021, 1.166 escolas da rede pública de Alagoas efetuaram a inscrição no concurso: 265 da rede estadual, 898 das redes municipais e três do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O estado está entre as sete unidades da federação que conseguiram manter ou superar o número de municípios participantes em relação à edição de 2019 e entre as três – ao lado de Pernambuco e Rio Grande do Norte – que tiveram 100% de adesão de seus municípios. Alagoas também foi o único estado que conseguiu expandir a participação do número de escolas no concurso.

Em todo o país, 3.877 municípios realizaram adesão para participar do concurso, o que representa 70% das redes municipais brasileiras. Já nas redes estaduais, a adesão foi de 100%.

A coordenadora estadual da OLP pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Betânia Moraes comemora o resultado. “Mesmo diante de uma pandemia, Alagoas se destacou nas inscrições e conseguiu ampliar a participação. Tivemos adesão de 100% dos municípios. Sabemos que esta edição será bastante desafiadora, porém, acreditamos no compromisso dos nossos professores ao realizarem a olimpíada com seus alunos, além de estarem desenvolvendo habilidades de leitura e escrita, estarão contribuindo para formação de estudantes leitores e de futuros escritores”, observa.

Docentes Engajados – Alagoas também aumentou o número de professores participantes nesta edição, com 2.905 educadores inscritos, sendo 1.240 para categoria Poema, 1.376 para Memórias Literárias, 1.309 para Crônica, 674 para Documentário e 330 para Artigos de Opinião. Ao lado do Tocantins, o estado foi um dos que conseguiu ampliar o número de inscrições de professores. Em todo o Brasil, foram 59.177 professores inscritos.

O professor Paulo Henrique dos Santos, da Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, de São Miguel dos Campos, é um dos inscritos. Ele diz que a OLP propicia ao aluno amadurecimento e melhoria na aprendizagem. “A participação em uma olimpíada nacional, já é algo grandioso, fora a possibilidade de participar de oficinas onde ele realiza produções textuais e entende os mecanismos dessa produção. Ele enriquece tanto na questão vocabular, quanto na capacidade de argumentação”, considera.

 Cronograma – Veja abaixo o cronograma da OLP 2021:

•Desenvolvimento das oficinas

22 de fevereiro a 05 de agosto 2021

Professores(as) realizam as atividades com a turma, escrevem o relato de prática e organizam os registros do trabalho desenvolvido.

•Etapa Escolar

06 a 16 de agosto 2021

Diretores(as) organizam as Comissões Julgadoras Escolares e enviam os Relatos de prática que representarão a escola na Olimpíada.

•Etapa Municipal

20 a 31 de agosto 2021

Secretarias Municipais de Educação organizam as Comissões Julgadoras Municipais e enviam os Relatos de prática que representarão o município na Olimpíada.

•Etapa Estadual

03 de setembro a 01 de outubro 2021

 Secretarias Estaduais de Educação organizam as Comissões Julgadoras Estaduais e enviam os Relatos de prática que representarão o estado na Olimpíada.

•Etapa Semifinal

13 de outubro a 16 de novembro 2021

Encontro on-line com atividades pedagógicas e culturais. Realização das Comissões Julgadoras Semifinais e seleção dos Relatos de prática finalistas.

•Etapa Nacional

30 de novembro de 2021

Realização da Comissão Julgadora Nacional e seleção dos(as) professores(as) e turmas vencedores(as).

•Evento de Premiação

10 de dezembro de 2021

Celebração final e revelação dos(as) professores(as) e turmas vencedores(as).