Geral

Vigilância Sanitária entrega 15 selos “Pode Comprar Aqui” no Jacintinho e Tabuleiro

11/05/2021
Vigilância Sanitária entrega 15 selos “Pode Comprar Aqui” no Jacintinho e Tabuleiro

Adesivo é garantia de que o local segue os protocolos de segurança sanitária e serve como orientação ao consumidor / Foto: Secom Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió distribuiu, nesta terça-feira (11), um total de 15 selos “Pode Comprar Aqui” em estabelecimentos comerciais do Jacintinho e do Tabuleiro do Martins. Até agora, já são mais de 60 pequenos comércios aprovados na capital.

Hortifrutis, açougues, banca de pescados, laticínio e um mercadinho foram contemplados com o adesivo, que é um indicativo do órgão municipal de que aquele local cumpre todas as regras de segurança sanitárias.

A intenção da Prefeitura é garantir melhores condições dos estabelecimentos que comercializam alimentos e dar ao consumidor uma orientação sobre onde adquirir o melhor produto, especialmente no período da pandemia de coronavírus, quando os protocolos sanitários precisam ser mais rígidos.

Os comerciantes que ainda não adquiriram o selo devem atentar para alguns requisitos observados pelos fiscais da Vigilância. O espaço deve estar sempre higienizado, pintado, com forro, manter lixeiras com tampas e, a depender do tipo de negócio, possuir bancadas em mármore e piso cerâmico.

“Além de ter toda a documentação, o local deve estar 100% dentro dos protocolos sanitários, ter freezers em bom estado, manter a higienização, ter facas em material inox, manter o uso de EPIs, ter as paredes pintadas e limpas, chão revestido de cerâmica, entre outros”, explica o coordenador geral do órgão, Airton dos Santos.

Esta semana, novas visitas serão feitas em outros bairros e podem garantir mais selos aos comerciantes de Maceió.

“Esse trabalho tem que ser aos poucos, não podemos apenas entregar, tem toda uma avaliação. De modo geral, estamos percebendo que nos mercados a situação melhorou muito com a presença constante da Vigilância Sanitária. Além disso, quando oferecemos o selo a um comerciante, incentivamos o vizinho a resolver e a se esforçar para adquirir também”, avalia o coordenador.

Como solicitar a visita de avaliação

Para solicitar o selo, o comerciante pode ligar para o telefone 82 3312-5496 e pedir para falar com o setor de alimentos. A visita é agendada e, se oferecer todas as condições estabelecidas pelo Município, o estabelecimento já pode receber o adesivo.