Economia

Vendas no varejo caem 1,7% em Alagoas no mês de março

07/05/2021
Vendas no varejo caem 1,7% em Alagoas no mês de março

Volume de vendas no comércio Varejista / Fonte: IBGE

As vendas do comércio varejista caíram 1,7% em Alagoas no mês de março. Essa foi a terceira variação negativa nos últimos quatro meses: janeiro (-3,9%) e dezembro (-6,4%) também apresentaram queda e fevereiro registrou alta (1,2%). As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a março de 2020, as vendas no varejo cresceram 3,8% em Alagoas. No acumulado do ano, o setor registra queda de 3,4%, enquanto nos últimos 12 meses acumula redução de 2,6%.

No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista caiu 0,6% em março, após variarem 0,5% no mês anterior. Assim como em Alagoas, também foi o terceiro resultado negativo nos últimos quatro meses. O varejo, que no mês anterior se encontrava 0,3% acima do patamar pré-pandemia, em março ficou 0,3% abaixo dele. Com o resultado de março, as vendas registram queda de 0,6% no primeiro trimestre e alta de 0,7% no acumulado dos 12 meses.

O recuo no Brasil foi acompanhado por sete das oito atividades investigadas pela pesquisa. O principal impacto negativo veio do setor de móveis e eletrodomésticos, cujas vendas caíram 22,0% em março. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que essa atividade foi muito influenciada pelo comportamento dos consumidores durante a pandemia.

No primeiro momento, o setor teve um crescimento acentuado porque, estando em casa, as pessoas repuseram muita coisa tanto em móveis quanto em eletrodomésticos. Mas passada essa primeira fase, não há crescimentos tão expressivos assim. E, quando as vendas diminuem, o setor costuma fazer promoções. Então houve um aquecimento das vendas em fevereiro e essa queda em março”, disse Santos.

Vendas no comércio varejista ampliado recuam 3,7% em Alagoas

Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou uma queda de 3,7% no mês de março. Houve crescimento de 14,3%, no entanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado cresceu (2,2%) e, nos últimos 12 meses, houve ligeira queda (-0,4%).

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o – Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI).

Foto: Helena Pontes – Agência IBGE Notícias