Geral

Procon Arapiraca divulga pesquisa de preços para o Dia das Mães

07/05/2021
Procon Arapiraca divulga pesquisa de preços para o Dia das Mães

Ilustração

O Dia das Mães está chegando e é, sem dúvida, uma das datas comemorativas que mais movimenta o comércio de Arapiraca. Com o objetivo de proteger o consumidor local, o Procon Arapiraca realizou, no período de 3 a 5 de maio, uma pesquisa de preços com os itens mais vendidos neste período do ano.

O levantamento levou em consideração itens como flores, eletrônicos, produtos para o lar, entre outros.

De acordo com a diretor de fiscalização do Procon Arapiraca, Tales Eduardo Macário da Silva, o consumidor precisa estar ciente dos seus direitos na hora de comprar o presente da sua mãe.

“A troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma liberalidade do estabelecimento. A loja só é obrigada a efetuar a substituição em caso de defeitos na mercadoria. Porém, o mercado dita regras que acabam sendo cumpridas pela maioria do comércio. Isso significa que muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeito. Essa possibilidade deve ser exigida por escrito em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra”, explicou a fiscal.

Ainda segundo ela, os aparelhos celulares, preferencialmente, devem ser adquiridos em lojas de procedência, que garantam a origem lícita do equipamento.

“O produto deve estar lacrado e dentro da embalagem original, além de possuir uma rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e termo de garantia contratual”, continuou.

Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. O Procon Arapiraca reforça que o estado geral do produto deve ser especificado no pedido ou na nota fiscal, assim como as possíveis condições para troca.

Compras pela internet

Ao fazer a compra online, é muito importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta.

Vale ressaltar que o prazo passa a contar a partir da data de entrega do produto.

Pesquisa de preços

De acordo com a diretora do Procon Arapiraca, advogada Moriá Flori, fazer pesquisas de preços é muito importante antes de finalizar a compra, seja presencialmente ou online. Para ela, estipular um teto de gastos é uma ótima estratégia para garantir um bom negócio.

“Tão importante quanto acertar no presente do Dia das Mães é sair às compras já com uma definição do que vai adquirir. Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gastos. Faça pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação”, explicou ela.

A sede do Procon Arapiraca fica localizada na rua São José, 95, bairro Alto do Cruzeiro.

Confira a pesquisa de preços através dos links abaixo:

PESQUISA DE PREÇOS – DIA DAS MÃES – PROCON ARAPIRACA