Geral

Prefeitura realiza ação de educação ambiental em grotas do Jacintinho

05/05/2021
Prefeitura realiza ação de educação ambiental em grotas do Jacintinho

A Prefeitura de Maceió realizou uma ação porta a porta de conscientização, levando diretrizes sustentáveis para as comunidades do Jacintinho. Os moradores das Grotas do Neno e das Piabas receberam o alerta sobre os problemas ambientais consequentes das atividades humanas da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) nesta terça-feira (4).

Prefeitura realiza ação de educação ambiental em grotas do Jacintinho. Técnicos realizam ação porta a porta / Fotos: Ascom Sudes

Técnicos realizaram ação porta a porta. Foto: Ascom Sudes

Mais de 150 moradores das Grotas do Neno e das Piabas participaram da ação. O bairro foi escolhido por apresentar um dos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela cidade. Semanalmente, as equipes de limpeza da Sudes retiram cerca de 25 toneladas de resíduos do local, descartados pelos próprios residentes e transeuntes.

Semanalmente, são recolhidas 25 toneladas de resíduos na região.

Maria Helena, que vive na Grota das Piabas há 15 anos, diz que as pessoas não respeitam elas mesmas e nem os vizinhos, ignorando os pedidos para não descartar resíduos no local. “A gente sempre pede que os moradores não façam isso, pois acaba entupindo o canal que passa aqui, causando alagamentos e problemas para todos que aqui vivem no período de chuvas”, explica.

Para a coordenadora de Educação Ambiental, Kedyna Tavares, essas ações são de grande relevância. Ela sinaliza, ainda, a necessidade de expansão para outros bairros de Maceió.

Comunidade recebeu orientações pela educação ambiental.

“Às vezes, achamos que o ato de conscientização ambiental não muda nada, mas, na verdade, é o início do movimento de preservação, cuidado, e amor à natureza. As ações de cada indivíduo repercutem na sua família, nas escolas de seus filhos, na vizinhança e, consequentemente, em toda a cidade. Por isso, nosso desejo é atingir o máximo de pessoas, levando essas ações para os pontos mais críticos de descarte irregular de Maceió”, afirma Tavares.