Geral

Hélder Jucá toma posse como procurador de Justiça e, em discurso, diz que seguirá trabalhando pela promoção da Justiça em AL

27/05/2021
Hélder Jucá toma posse como procurador de Justiça e, em discurso, diz que seguirá trabalhando pela promoção da Justiça em AL

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) deu posse, nesta quinta-feira (27), ao novo procurador de Justiça Hélder de Arthur Jucá Filho que, antes de ser promovido pelo critério de merecimento, exercia suas atribuições na 25ª Promotoria de Justiça da capital, cuja atuação está relacionada com a defesa dos idosos e das pessoas com deficiência. Ele agora ocupa a cadeira que antes pertencia ao procurador de Justiça Dilmar Camerino, que se aposentou em março deste ano. A posse ocorreu em formato híbrido e foi dada pelo Colégio de Procuradores de Justiça.

A solenidade aconteceu no final da manhã, na Sala dos Colegiados, que fica no prédio-sede do Ministério Público. A cerimônia contou com as presenças físicas do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, do subprocurador-geral judicial, Sérgio Jucá, do corregedor-geral, Walber Valente de Lima, dos procuradores de Justiça Eduardo Tavares, Maurício Pitta e Isaac Sandes, do promotor de Justiça Edelzito Andrade e do presidente da Associação do Ministério Público (Ampal), promotor de Justiça Flávio Costa. Outra parte do Colégio de Procuradores prestigiou a posse virtualmente: o subprocurador-geral administrativo institucional, Valter Acioly, os procuradores de Justiça Sérgio Scala, José Artur Melo e Denise Guimarães e o promotor de Justiça Humberto Pimentel, secretário do Colégio.

O chefe do MPAL, ao falar sobre o mais novo membro do colegiado, destacou algumas características de Hélder Jucá. “Estamos diante de um homem de credibilidade e que tem a alegria como uma de suas principais marcas. Trata-se de um membro do nosso Ministério Público honrado e comprometido com a instituição. Tenho certeza que você chega no tempo certo a este colegiado e com a vontade de servir melhor ao povo de Alagoas, afinal, conhecimento jurídico e grandeza moral já são qualidades que o acompanham. Seja bem-vindo e que Deus o ilumine nesta nova missão de ser procurador”, disse Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

E coube ao procurador de Justiça Sérgio Scala recepcionar o mais novo integrante do colegiado. “Desde quando ingressou na carreira do Ministério Público, lá atrás, em 1990, Hélder Jucá sempre exerceu suas atribuições com esmero e dedicação. A partir de agora, como procurador, sabemos que não será diferente. Essa ascensão só elevará o seu nível de comprometimento com o Ministério Público. E, como ninguém faz nada sozinho, que, junto a este colegiado, você possa seguir contribuindo, ainda mais, com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos sociais”, afirmou.

O subprocurador-geral judicial, Sérgio Jucá, fez uso da palavra em nome da família. “Falo em nome das famílias Rocha Cavalcante e Jucá que, neste dia, estão orgulhosas da ascensão do meu irmão Hélder. Quisera eu que o nosso pai, que emprestou o seu nome ao Hélder, pudesse estar entre nós para ver mais um dos seus filhos se tornar procurador de Justiça. Sei que ele não está aqui presencialmente, mas, espiritualmente, com certeza nos acompanha neste momento. Quero dizer ao meu irmão que o cargo de procurador tem os seus ônus e bônus e que, dentro do ônus, está a possibilidade de desagradar aos ‘fora-lei’, aqueles que não gosta do Ministério Público, no entanto, meu desejo é para que você siga de fronte erguida, com o desejo de sempre distribuir justiça, seguindo os princípios da ciência do Direito”, declarou Jucá.

Na sequência, quem deu às boas-vindas ao novel procurador foi o procurador de Justiça Eduardo Tavares. “O Ministério Público está sempre enfrentando a criminalidade, a corrupção, enfim, essas mazelas que acontecem em todos os lugares, inclusive, no serviço público. É por isso que a nossa instituição é tão importante e representa a esperança de muita gente. Então, ver chegar ao Colégio uma grande pessoa como você, só nos dar a certeza de que seguiremos sendo esse MP combativo e resolutivo, na defesa de quem mais precisa e enfrentando quem quer que seja”, pontuou ele.

O presidente da Ampal, falou em nome da entidade que representa todos os membros da instituição. “Neste momento, o senhor chega ao ápice da carreira, portanto, é o seu coroamento como integrante do Ministério Público de Alagoas. Eu e a Ampal acreditamos que vossa excelência continuará honrando a sua história, lutando a favor de toda uma sociedade que clama por justiça e defendendo os membros da sua instituição. O senhor é agora mais um aliado nessa trincheira em prol do Ministério Público que sofre, que é perseguido, mas que vence ao final”, discursou Flávio Costa.

Encerrando os pronunciamentos, o corregedor-geral falou em ‘paz social’: “Externo meu desejo de boas-vindas, ao tempo que digo que, uma vez que temos a nobre missão de defender e buscar a paz social, valor que sei que você já traz de sua família, que o seu trabalho também siga nesse sentindo, em prol da sociedade alagoana”, disse Walber Valente de Lima.

O discurso do novo procurador

Após ouvir as palavras dos integrantes do Colégio de Procuradores, Hélder Jucá se disse feliz com as homenagens recebidas e começou seu discurso falando de gratidão: “Quero, antes de tudo, agradecer aos meus pais por tudo o que sou hoje. Preciso dizer também que ser integrante da carreira do Ministério Público é uma luta boa e que sempre exerci o cargo de promotor de Justiça com muito zelo e responsabilidade. Nunca passei por uma promotoria para deixar problemas ou percalços mal resolvidos. O maior patrimônio que eu tenho é o meu nome, dediquei minha vida ao trabalho no Ministério Público e assim seguirei fazendo para garantir a promoção da Justiça”, garantiu o novo procurador de Justiça.

Hélder Jucá ingressou nos quadros do Ministério Público Estadual de Alagoas no ano de 1990. Desde então, ao longo de 31 anos como membro da instituição, ele já desenvolveu suas atribuições nas Promotorias de Justiça de Atalaia, Batalha, Flexeiras, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia e Maceió. Na capital, passou pela Promotoria de Justiça de Entorpecentes e, por fim, estava titularizado na 25ª Promotoria de Justiça, que atua na defesa dos idosos e das pessoas com deficiência, local onde permaneceu até a sua posse como procurador da 6ª Procuradoria de Justiça Criminal do MPAL.