Geral

Agendamento de mamografias gratuitas é iniciado na Unidade Sesc Poço

24/05/2021
Agendamento de mamografias gratuitas é iniciado na Unidade Sesc Poço

Exames poderão ser agendados até a próxima sexta-feira (28), nos horários da manhã e da tarde / Fotos: Assessoria

Mais 480 alagoanas terão a oportunidade de fazer o exame de mamografia gratuitamente, por meio da Unidade Móvel Saúde Mulher. As mulheres interessadas em fazer o agendamento devem se deslocar até a Unidade Sesc Poço, que fica localizada ao lado da Praça 13 de Maio, até a próxima sexta-feira (28), com as cópias legíveis do RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

O período de agendamento dos exames foi iniciado nesta segunda-feira (24), nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, que permanecem até a próxima quarta-feira (26). Na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28), os agendamentos ocorrerão apenas no horário da manhã, das 8h às 12h.

A empreendedora Maria Verônica Monte, 62 anos, agendou o exame dela para o dia 5 de julho. Segundo ela, a iniciativa do Sesc é uma grande oportunidade, sobretudo, para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e não podem custear a mamografia.

“É a primeira vez que faço esse exame através do Sesc. Eu costumo fazer a mamografia anualmente porque já estou na faixa de risco, mas fazia pagando. Nesse ano, como estou sem plano de saúde, não deu para fazer. Então, com certeza essa é uma ação muito importante para quem não tem condições financeiras de pagar”, relatou.

As mamografias são destinadas a mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem solicitação médica, ou a pessoas que não estejam nesta faixa de idade, desde que apresentem solicitação médica. Os exames serão realizados na Unidade Sesc Poço, em dias de segunda, terça e quarta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos meses de junho e julho.

Os resultados dos exames serão emitidos em aproximadamente 15 dias úteis pelo Hospital do Amor, que é referência no tratamento da doença. Para evitar a propagação da Covid-19, as mulheres interessadas no serviço devem respeitar todas as medidas de segurança necessárias, tanto no período de agendamento quanto no período de realização dos exames. Além de usar máscara de proteção individual e passar pela aferição de temperatura, é necessário higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70% e obedecer ao distanciamento social.