Geral

Uneal e produtoras arapiraquenses promovem Webinário Audiovisual Economia Criativa e Educação

24/04/2021
Uneal e produtoras arapiraquenses promovem Webinário Audiovisual Economia Criativa e Educação

Nos dias 30 de abril e 01 de maio, será realizado o evento online intitulado: “Diálogos Presentes e Futuros: Webinário Audiovisual, Economia Criativa e Educação”. A proposta de webinário é integrar a capacitação no setor criativo e educacional, por meio da análise da economia criativa, da realização audiovisual e dos caminhos para uma educação conectada com a fruição artística, especialmente através da exibição de conteúdos fílmicos de realizadores alagoanos.

O evento web é uma co-produção das produtoras Arteiros S/A, Filmes de Bananola e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do “Prêmio Paulo Lourenço”, edital de fomento realizado no ano de 2019. A programação será transmitida pelo canal Uneal Oficial no YouTube a partir das 19h.

Com a execução deste projeto, os organizadores objetivam estimular o debate com a comunidade alagoana, seja ela acadêmica ou não, estimular a capacitação de caráter pedagógico formativo, a mobilização artística, de caráter ilustrativo, por meio de conversas, diálogos e exposição de realizadores, e a atividade artística, realizada por meio da exibição de curtas-metragens de realizadores locais.

Pretende-se também estimular o encontro cada vez mais oportuno entre profissionais criativos e da educação, fomentando assim um melhor aproveitamento das oportunidades econômicas e criativas que este setor tem desencadeado em Arapiraca, em Alagoas e no Brasil.

As inscrições serão registradas através de um link que será divulgado no chat, durante o evento, quem marcar presença nos dois dias receberá um certificado de 08 horas.

Entenda o Projeto

“Diálogos presentes e futuros – Webinário Audiovisual, Economia Criativa e Educação” é uma atividade fruto de discussões constantes entre os palestrantes que participarão do debate. Em 2019, em parceria com o Sebrae, Igor Machado, Leandro Alves e Elder Maia realizam o Seminário Realizadores Audiovisuais Arapiraquenses e Suas Obras que promoveu debates, exibições e ainda um pitching que aproximou produtoras alagoanas de diretores arapiraquenses. Entendendo a necessidade de ampliar a discussão para o campo da economia criativa e para a integração com a educação, os idealizadores propuseram o webinário para o “Prêmio Paulo Lourenço” lançado através de Edital pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, foi contemplado e está possibilitando a realização desta atividade.

A parceria com a Universidade Estadual de Alagoas surge como forma de coroar esse momento em que a Uneal vem se abrindo cada vez mais para a discussão com a Economia Criativa e a relação com a educação, sensibilizando a comunidade acadêmica e aos interessados em geral, da importância das interconexões dos temas que serão debatidos, além de trazer através das exibições fílmicas o debate sobre o fazer artístico alagoano e suas relação com o fortalecimento de nossa identidade. Assim, “Diálogos presentes e futuros – Webinário Audiovisual, Economia Criativa e Educação” tem a co-produção das produtoras Arteiros S/A, Filmes de Bananola e da Universidade Estadual de Alagoas, com a parceria do Sebrae, sendo patrocinada pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do “Prêmio Paulo Lourenço”, edital de fomento realizado no ano de 2019.

Programação

– Sexta – dia 30 de Abril de 2021

● Das 19:00 às 19:30 – Mesa de abertura do Webinário.

● Das 19:30 às 23:00 – “Diálogos presentes e futuros – Webinário Audiovisual, Economia

Criativa e Educação”, com a participação do Secretário Municipal de Educação de Maceió

Prof. Dr. Elder Maia (Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal

de Alagoas – PPGS\UFAL), do Mestre em Audiovisual pela UFS e Realizador

Cinematográfico Leandro Alves e do Documentarista, Músico e Empreendedor

Criativo Igor Machado.

– Sábado – dia 01 de Maio de 2021

● Das 19:00 às 23:00 – Exibição dos curtas-metragens “Nas Quebradas do Boi” e

“Avalanche”, seguido do debate e análise sobre o processo da produção dos filmes, com os

respectivos diretores das obras Igor Machado e Leandro Alves, com a participação do

Reitor da Uneal Odilon Máximo.

 Link do Canal de Transmissãohttp://Youtube.com/unealoficial

Histórico dos Participantes 

– Odilon Máximo de Morais: Reitor da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal. Professor Titular lotado no curso de Geografia do Campus III (Palmeira dos Índios – AL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em dinâmicas Territoriais e Cultura – ProDiC. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do espaço, industrialização, urbanização, trabalho e reestruturação produtiva.

– Elder Patrick Maia Alves: é Doutor e pós-doutor em sociologia (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESPUERJ). Professor Associado II do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL). É também atual Secretário Municipal de Educação de Maceió.

– Igor Machado: É Documentarista, Músico, Empreendedor Criativo e fundador da Produtora Arteiros S/A. Graduado em Marketing e Pós Graduando em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá. Realizou diversas produções musicais e audiovisuais, além de produzir várias atividades que estimulam e debatem a economia criativa. Atualmente está em trabalho de desenvolvimento da plataforma musical Single Up, contemplada pelo Edital de Economia Criativa promovido pelo Sebrae-AL e pela Fapeal.

– Leandro Alves: É Mestre em Cinema na Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Administração pela Universidade Estadual de Alagoas e Produção Audiovisual pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (PB) e Fundador da Produtora Filmes de Bananola. Atualmente é coordenador do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), desenvolvendo ações de formação, produção e difusão do audiovisual em Arapiraca, atualmente está em pré-produção de seu primeiro longa-metragem Moto-Perpétuo.

– Débora Lima é Administradora UFPE, Especialista em gestão de projetos pela UNIFG, Especialista em Gestão Pública pela UFAL, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela UFAL, Gestora de projetos de Economia Criativa no SEBRAE Alagoas. Entusiasta de novas economias e modelos de negócios alternativos, com colaboração, cocriação e compartilhamento