Geral

‘UE está comprometida com emissão zero de carbono em 2050, diz Merkel

22/04/2021

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, deixou claro na abertura da Cúpula do Clima o quanto está feliz com a nova postura dos EUA, assumida pelo presidente Joe Biden, de alinhar o país novamente na proteção do meio ambiente e adoção de medidas para conter o aquecimento global. “Estou encantada que os EUA voltaram à cena global para combater mudanças climáticas”, disse, ressaltando que, com o novo governo americano, tal objetivo internacional é viável.

Merkel destacou que a União Europeia está comprometida com a emissão zero de carbono até 2050, atendendo os objetivos do Acordo de Paris. “A taxação sobre emissão de carbono é correta para combater mudanças climáticas.” Segundo ela, na Alemanha, 45% da eletricidade é obtida por meio de fontes renováveis de energia.

Na mesma conferência, o presidente da Rússia, Vladimir Putin ressaltou que seu país está engajado em cumprir as metas do Acordo de Paris. “Na Rússia, fontes de baixa emissão de carbono são responsáveis por 45% da energia do país. Estamos interessados em galvanizar soluções mundiais contra mudanças climáticas.”

A presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, Ursula Von der Leyen, reforçou nesta quinta-feira (22) o compromisso do bloco com a neutralidade do carbono até 2050 durante seu discurso na Cúpula do Clima. “A ciência nos diz que ainda não é tarde, mas devemos nos apressar. E é isso que a Europa está fazendo”, declarou, no evento, que reúne virtualmente entre hoje e amanhã 40 líderes globais.

Von der Leyen ainda lembrou que a União Europeia pretende reduzir as emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 55% até 2030, como forma de chegar à neutralidade em 2050. “É o que o Planeta precisa. Obrigada, mais uma vez, presidente Biden, por esta reunião. É tão bom ter os Estados Unidos de volta ao nosso lado na luta contra as mudanças climáticas”, acrescentou. O ex-presidente americano Donald Trump era criticado de omissão na pauta da sustentabilidade.

Autor: Ricardo Leopoldo e Eduardo Gayer
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.