Cidades

Prefeitura de Novo Lino e Emater firmam parceria para ações na área de agricultura

22/04/2021
Prefeitura de Novo Lino e Emater firmam parceria para ações na área de agricultura

Termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira, 22

A prefeita de Novo Lino, Marcela Gomes assinou nesta quinta-feira, 22, um termo de cooperação técnica com a Emater que garante o desenvolvimento de ações e parcerias entre a prefeitura e o órgão técnico na área da agricultura familiar. Pelo termo, a Emater assume o compromisso de promover politicas públicas dos governos estadual e federal visando o desenvolvimento da agricultura familiar no município.

Garante ainda apoio à assistência técnica e extensão rural dos agricultores familiares no município afim de melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável. Também se compromete em dinamizar o setor rural com aproveitamento das potencialidades do município visando buscar a autossuficiência na produção de alimentos e geração de excedentes comercializáveis.

Outras ações da Emater são:

– Conservação planejada dos recursos naturais do solo; água, flora e fauna para preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da sociedade;
– Capacitação dos agricultores familiares nas áreas de tecnologia, agropecuária, gerencial e organizacional, visando à utilização correta de maquinas, equipamentos, insumos, crédito rural, de modo a aumentar a produtividade, de renda e melhoria da condição de vida;
– Organização e o desenvolvimento da comunidades rurais com a utilização do associativismo em todas as suas formas, entre outras.

Compromissos do município

Por parte do município, a prefeitura se compromete a adotar algumas ações, como auxiliar a Emater quanto às atividades de assistência técnica voltadas aos agricultores familiares; disponibilizar profissional técnico para atuar como interlocutor entre o município e a Emater; participar com recursos humanos, bens, serviços e infraestrutura; utilizando maquinas e equipamentos próprios ou em parceria com outras entidades.

Prefeita Marcela Gomes

A prefeitura terá ainda que apresentar um técnico para acompanhar a execução da parceria, com contrato firmado entre este [técnico] e o município e/ou decreto de nomeação, bem como o respectivo extrato de sua publicação que comprove o vinculo existente entre os mesmo e o termo de compromisso.

A prefeita Marcela Gomes comemorou a assinatura do termo de compromisso com a Emater para desenvolvimento de ações na área de agricultura. “Hoje pela manhã [quinta], assinei o termo de cooperação técnica com a Emater. Com isso, vamos criar cooperativas para nossos agricultores e também o Programa de Aquisição de Alimentos para o nosso querido município, que aos poucos está se desenvolvendo e irá se desenvolver muito mais”, disse Marcela.

O presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior, ressaltou que o termo estabelece uma relação mais próxima de parceria com o município de Novo Lino. “Garante o fortalecimento da agricultura familiar, assistência técnica para famílias de agricultores familiares e acesso dos produtores rurais do município a politicas publicas desenvolvidas pela Emater, a inclusão nos programas de desenvolvimento sustentável da agricultura”, frisou.

Para ele, a parceria facilita ainda o acesso dos agricultores familiares e produtores rurais de Novo Lino aos escritórios do órgão técnico. “Antes, eles precisavam se deslocar até outros municípios para terem acesso aos nossos escritórios e agora passam a ter uma presença mais efetiva da Emater no município. Com isso ganha à agricultura familiar e ganha o desenvolvimento econômico do município”, completou o presidente da Emater.

Da solenidade participaram ainda o secretário de Agricultura de Novo Lino, Severino Caetano, o controlador do município, Luciano Correia, além de técnicos da Emater e do município.