Geral

Prefeito Luciano recebe diretores da CBTU para debater mobilidade urbana

14/04/2021
Prefeito Luciano recebe diretores da CBTU para debater mobilidade urbana

O prefeito Luciano Barbosa recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Alagoas, Carlos Jorge Cavalcante, entre outros diretores do órgão, para debater o projeto de melhoria da mobilidade urbana de Arapiraca.

Em março deste ano, foi apresentado o Projeto Urbano Integrado, com a utilização da linha férrea como eixo condutor da mobilidade urbana e do desenvolvimento social, econômico e paisagístico de Arapiraca, por meio de um novo modal de transporte coletivo, com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A proposta é integrar diversos bairros da cidade até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o primeiro ramal de 6 km e outro maior com 11 km de extensão, por meio de investimentos da Prefeitura de Arapiraca, Governo de Alagoas e Governo Federal.

Além disso, Luciano Barbosa planeja mais dois projetos urbanísticos, com a complementação da Marginal do Riacho Piauí e a criação do Horto Florestal como Área de Proteção Ambiental (APA), na parte central de Arapiraca.

“A vinda da CBTU é muito importante para a integração entre as duas equipes, a fim de que possamos avançar no projeto e fazermos uma cidade melhor para todos os arapiraquenses”, salientou o prefeito.

O superintendente Carlos Jorge Cavalcante disse que, nesse primeiro momento, a equipe da CBTU está conhecendo de perto todo o projeto, com a possibilidade de firmar parcerias futuras com a Prefeitura de Arapiraca. “Temos expertise e experiência na operação do VLT, em Maceió, e podemos ajudar a gestão nesse projeto tão importante para a população”, afirmou.

Também participaram da reunião, os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Roany Izidoro; o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, além de técnicos, engenheiros e arquitetos da prefeitura, bem como a gerente de Operações da CBTU, Morgana Moraes; coordenador de Acompanhamento de Obras; Flávio da Mata; Allan Brandão, chefe de gabinete da CBTU, e a assessora de comunicação e jornalista Cristina Sampaio.