Geral

Luciano agradece empenho de Arthur Lira e da Codevasf para o fortalecimento das comunidades rurais

10/04/2021
Luciano agradece empenho de Arthur Lira e da Codevasf para o fortalecimento das comunidades rurais
Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Durante a entrega de caminhões-pipa e retroescavadeiras para 11 municípios alagoanos, na tarde desta sexta-feira (9), em solenidade ocorrida no estacionamento do Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa destacou o empenho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/AL), Joãozinho Pereira, acerca do fortalecimento da produção agrícola e da melhoria da qualidade de vida da população.

O evento também reuniu a vice-prefeita Rute Nezinho, o presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor, e os deputados Ricardo Nezinho, Tarcizo Freire, Breno Albuquerque, Ângela Garrote, Davi Davino, Jô Pereira e Dudu Ronalsa, além do duretor nacional de Irrigação, Napoleão Casado, diretor do Dnocs, Arlindo Garrote, prefeitos, vereadores e secretários municipais.

A entrega dos caminhões-pipa e retroescavadeiras contemplou os municípios de Arapiraca, Água Branca, Batalha, Canapi, Inhapi, Major Izidoro, Olho d’Água das Flores, Pariconha, Ouro Branco e Jacaré dos Homens. Arapiraca e Pariconha receberam cada da Codevasf uma retroescavadeira.

Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, citou o trabalho realizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a favor dos municípios alagoanos. “Com certeza, Alagoas será agora muito mais prestigiada com mais recursos, para ajudar os prefeitos e as pessoas que mais precisam”, afirmou.

O superintendente da Codevasf, Joãozinho Pereira, disse que a solenidade estava reunindo prefeitos de primeiro mandato, e lembrou que mais de 80% dos recursos e equipamentos já liberados pelo órgão tem a participação do deputado Arthur Lira.

“Além de veículos e equipamentos, vamos buscar recursos para a construção de casas populares, entre outros importantes investimentos”, frisou.

Em nome dos gestores municipais presentes, o prefeito Luciano Barbosa qualificou o momento como de grande satisfação, pelo fato de Arapiraca ter sido escolhida para sediar um evento de tamanha importância.

Ele fez questão de citar a companhia da vice-prefeita Rute Nezinho e o trabalho do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, em nome dos deputados estaduais presentes, evidenciando a atenção e apoio do superintendente da Codevasf e do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.

“No Brasil ainda há muitas desigualdades e a nossa bancada tem lutado pelos interesses de nosso estado, de Arapiraca e dos municípios”, reforçou o prefeito Luciano Barbosa.

No encerramento da solenidade, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, agradeceu a acolhida que recebeu em Arapiraca e falou da necessidade do uso da política para modificar e transformar em melhor a vida das pessoas.

“O desempenho da Codevasf tem sido uma referência. É um desafio muito grande reforçar a estrutura da companhia com melhor estrutura e equipamentos para continuar assistindo que mais precisa”, observou.

Arthur Lira lembrou que um caminhão-pipa representa uma economia da ordem de R$ 25 mil por mês para cada prefeitura. O deputado e presidente da Câmara Federal adiantou que já foram entregues mais de 120 tratores a associações e cooperativas para melhorar a vida nas comunidades. “Também já foram doados 25 carros-pipa e, em breve, chegaremos a 39 unidades nos próximos dias, porque ainda há muitas dificuldades no abastecimento de água e vamos ampliar o número de adutoras puxadas do Canal do Sertão, revelou.

Lira falou dos investimentos da ordem de R 60 milhões em obras de pavimentação e calçamento nos municípios, e reforçou a necessidade da união de toda bancada para carrear mais recursos e projetos para ajudar Arapiraca e todos os municípios alagoanos.