Geral

Lote da astrazeneca foi utilizado antes da data de vencimento em Arapiraca

26/04/2021
Lote da astrazeneca foi utilizado antes da data de vencimento em Arapiraca

Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que todos os lotes de vacinas, sejam elas Coronavac ou Astrazeneca, estão sendo utilizados levando em consideração todas as orientações dos fabricantes e dos Governos Federal e Estadual, dentre as quais estão o cuidado com o prazo de validade dos imunizantes.

Um lote específico da vacina Astrazeneca foi entregue, no início de março e, diante do curto prazo de validade, os municípios foram orientados a utilizarem os imunizantes o quanto antes.

Tal lote, de número 4120Z001, teve todas as suas doses aplicadas até o dia 24 de março, cinco dias antes do vencimento do prazo de validade, prevista para 29 de março, de acordo com informações contidas na remessa.

Sendo assim, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tranquiliza toda a população e ratifica que nenhuma dose da referida vacina foi aplicada fora do prazo de validade, como dizem matérias compartilhadas através das redes sociais e portais de notícias.

De acordo com as informações que estão sendo compartilhadas, Arapiraca teria aplicado sete doses fora do prazo de validade. Entretanto, vale informar que a AstraZeneca é envasada em frascos com 10 doses cada. Sendo assim, caso a informação fosse verdadeira, o número de doses aplicadas fora do prazo de validade deveria ser múltiplo de 10, e não 7 como dizem os textos.

A Prefeitura ratifica que a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca tem tomado todos os cuidados para evitar quaisquer tipos de problemas relacionados aos imunizantes.