Geral

Defesa Civil de Maceió recebe medalha do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada

01/04/2021
Defesa Civil de Maceió recebe medalha do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada

O Estado Maior do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) entregou hoje (31) a Medalha Institucional do Batalhão ao coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre. A honraria é concedida a todas as autoridades e personalidades que realizam trabalhos em conjunto com o Exército Brasileiro e prestam apoio ao Batalhão.

Nobre destacou que a medalha é recebida não apenas por ele, mas por todos aqueles que lutam para tornar Maceió um local seguro. “Eu ofereço esta medalha ao prefeito de Maceió, JHC, e em especial aos técnicos da Defesa Civil do Município, que lutam incansavelmente para as melhorias da nossa cidade. Seja na área que for, no enfrentamento dos problemas causados pelo afundamento, ou nas nossas outras frentes de trabalho”, afirmou.

 

A honraria foi entregue durante uma visita de cortesia à sede da Defesa Civil de Maceió, onde os militares conheceram a real situação do afundamento do solo nos bairros de Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol. Após a apresentação, o grupo seguiu para uma vista a esses bairros.

Para o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, a visita mostra que o afundamento do solo nesses bairros tem uma grande importância para a o Exército Brasileiro, uma vez que o comando do 59º BIMtz demonstra muito interesse sobre o tema e sobre o que a corporação pode fazer para ajudar o município nesse momento.

“Essa não foi nossa primeira reunião, eu mesmo já havia participado de reuniões com o comandante [tenente-coronel Rodrigo de Almeida] Paim em outras oportunidades, e em todas elas ele afirmou que o Exército Brasileiro está pronto para nos ajudar, inclusive com participação importante no nosso Plano de Contingência, que está sendo atualizado”, explicou o coordenador.

Na visita, o coordenador apresentou para o Estado Maior do Exército Brasileiro em Alagoas um balanço sobre o problema e quais as iniciativas que estão sendo realizadas para minimizar os efeitos da subsidência. Após a apresentação, a comitiva seguiu para uma visita há alguns pontos nos bairros afetados.

Para o comandante Paim, a visita é uma das formas de demonstrar que o Exército Brasileiro está à disposição da comunidade e que o relacionamento com o município não é apenas institucional. Ele destacou que a visita foi extremamente importante no sentido de conhecer a magnitude da questão do afundamento dos bairros.

“O Exército é a mão amiga do povo brasileiro e está pronto para ajudar o município em tudo que seja necessário. Nosso relacionamento com o povo de Maceió vai muito além da questão institucional. Nós somos parceiros da sociedade e caminharemos juntos dela sempre que a nossa presença for necessária. Além disso, esse momento serve para planejar nossa participação nesse atendimento à população, por ocasião da Operação Alagoas II, onde daremos apoio a Defesa Civil Municipal”, destacou o comandante.