Alagoas

Aplicativo alagoano Bússola Covid-19 ajuda usuários a evitar locais de risco

12/04/2021
Aplicativo alagoano Bússola Covid-19 ajuda usuários a evitar locais de risco

Com aumento de casos e restrições de circulação, aplicativo alagoano Bússola Covid-19 ajuda usuários a evitar locais de risco

Diante das regressões de fases em todo o país e restrições de circulação, o aplicativo Bússola Covid-19, que disponibiliza gratuitamente informações sobre como os estabelecimentos estão agindo em relação às medidas preventivas contra o novo coronavírus e quais os locais de risco, se tornou indispensável para garantir a segurança dos cidadãos. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas e funciona de maneira colaborativa em todas as regiões do Brasil.

Depois de mais de um ano de pandemia, as três principais orientações para a população se mantêm: evitar aglomerações, por meio do distanciamento social, usar máscara sempre que necessário e higienizar as mãos constantemente. Sendo assim, para quem precisa sair de casa ou quer consumir determinados serviços e produtos, é importante ter acesso à informação segura. “Com o App Bússola, os cidadãos podem verificar as informações compartilhadas por outros usuários e também podem inserir as próprias notificações para informar a respeito dos locais em tempo real. O usuário pode registrar, por exemplo, se o estabelecimento comercial tem horário especial de atendimento para delivery e sistema pegue e leve, e ainda se o local obedece aos protocolos sanitários”, destaca Dalgoberto Miquilino, professor do curso de Sistema da Informação da UFAL Penedo e um dos idealizadores do aplicativo.

Outro serviço oferecido pelo App Bússola é o Mapa de Risco, que monitora os casos notificados próximos aos usuários e mostra quais são melhores trajetos para se deslocar com menos exposição ao vírus. “Essa é uma opção importante neste momento de aumento de casos. O ideal é conferir a ferramenta antes de sair de casa e ter uma melhor noção do que está acontecendo ao seu redor. Assim, as pessoas podem adotar os devidos cuidados e evitar a proliferação da doença”, concluiu Dalgoberto.

Atualmente, o App Bússola Covid-19 está disponível para download gratuito apenas para dispositivos Android, pela Play Store. Mas, em breve, o aplicativo vai estar na App Store.