Alagoas

Alagoas inicia distribuição de 80 mil doses de vacinas

01/04/2021
Alagoas inicia distribuição de 80 mil doses de vacinas

O Governo de Alagoas recebeu mais 80 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e iniciou a distribuição de uma parte delas para o município de Maceió já na tarde desta quarta-feira (31). A capital deve receber aproximadamente 24 mil doses e com isso vai conseguir dar continuidade à vacinação das pessoas com 65 anos e iniciar a imunização de quem tem 64 e 63 anos.

O governador Renan Filho esteve na sede do Programa Nacional de Imunização de Alagoas, onde também anunciou a possibilidade de chegada de mais 120 mil doses até a quinta-feira, dia 01.

“Entre hoje e amanhã o Ministério da Saúde vai confirmar para nós a chegada dessas 120 mil doses para dar sequência ao Plano Estadual de Imunização, garantindo a Alagoas um caminho para que a gente vença essa pandemia”, disse durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Com essas vacinas o Estado segue cumprindo o cronograma previsto para março, de vacinar todas as pessoas com 65 anos, e até ultrapassa essa meta ao distribuir as novas doses para Maceió no último dia do mês, possibilitando vacinar as pessoas acima de 63 anos. “Nosso objetivo é vacinar todos acima de 60 anos durante o mês de abril para que a gente comece a observar a redução da internação e de mortes em Alagoas”, afirmou Renan Filho, reforçando que o governo vai passar a priorizar também os profissionais da educação – para possibilitar o retorno das aulas presenciais – e os agentes de segurança, que estão nas ruas diariamente garantindo a paz e a ordem social.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, acrescentou que além da imunização de idosos, as doses vão garantir que Maceió siga vacinando os profissionais de saúde com idade entre 40 e 44 anos, de forma célere para que o Estado possa sair o quanto antes dessa crise. “Fizemos um grande investimento e estruturamos uma rede similar a essa do PNI em Arapiraca, agilizando o trabalho de distribuição e atendendo a uma demanda antiga dos profissionais dessa área. E vamos seguir avançando. A vacina é a nossa grande esperança de vencermos o mais rápido possível essa crise e nós contamos com a colaboração de todos usando máscaras e evitando aglomerações, principalmente neste feriado da Semana Santa”.

NOVOS INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Renan Filho ainda anunciou investimentos em novos equipamentos para a área da Saúde. O Estado se planeja para construir uma nova sede para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), para o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Farmex) e um novo almoxarifado central. “Esses equipamentos já teriam que se deslocar por causa da proximidade com o bairro do Pinheiro, então vamos aproveitar e renovar todos esses prédios dando mais conforto, segurança e melhores condições de trabalho a esses profissionais. Isso será o grande legado dessa pandemia”.