Alagoas

Agricultura e Assistência Social são fundamentais para a retomada econômica

13/04/2021
Agricultura e Assistência Social são fundamentais para a retomada econômica

Governador Renan Filho deu posse, nesta terça (13), aos novos secretários de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão; e de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Pessoa

O governador Renan Filho deu posse, na manhã desta terça-feira (13), aos novos secretários de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão; e de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Pessoa. A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. Para o chefe do Executivo, as duas pastas são fundamentais para a retomada econômica.

“Obviamente essa pandemia tem uma correlação direta com a pasta da Saúde e com a organização do Estado de maneira geral mas, para o pós-pandemia, essas duas áreas são fundamentais para a retomada econômica do estado. São estratégicas e terão, sem dúvidas, as suas ações fortalecidas no biênio”, assegurou Renan Filho.

Maykon Beltrão e Fabiana Pessoa substituem, respectivamente, os secretários João Lessa e Silvio Bulhões. O governador agradeceu e parabenizou os ex-titulares pelo excelente trabalho desenvolvido à frente das pastas da Agricultura e da Assistência Social. Segundo ele, as mudanças ampliam a densidade política do governo e elevam ainda mais a eficiência da gestão.

“Estamos reordenando o Governo, fazendo algumas mudanças para que a gente o mantenha com ritmo acelerado, capaz de chegar a todas as partes do estado e beneficiar quem mais precisa”, sustentou.

O governador afirmou que a Secretaria de Agricultura vai, sobretudo, buscar a dinamização da atividade do campo para a geração de renda e emprego, inclusive com novos programas, a exemplo do Planta Alagoas, que será lançado no próximo dia 16. O programa distribuirá mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz.

“Estamos muito motivados para trabalhar e dá seguimento às ações, aumentando ainda mais a produção em nosso estado de Alagoas, haja vista que 17% do nosso PIB vem da agricultura”, destacou Maykon Beltrão.

Como principal vertente da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Renan Filho destacou o Cartão Cria, maior programa de transferência de renda de Alagoas. A iniciativa atende gestantes e mães de crianças em situação de pobreza e extrema pobreza, desde a gestação até os 6 anos de idade. As mães cadastradas recebem o valor mensal de R$100.

“Estou muito lisonjeada pela oportunidade dada de fazer parte desse excelente time, que vem desempenhando um trabalho muito eficiente no âmbito estadual. Estou chegando ao time no intuito de melhorar, de avançar na área da Assistência Social. Podem contar comigo integralmente. Estou com a missão de fazer as políticas públicas chegarem aos quatro cantos de Alagoas, tendo um olhar feminino, fazendo esse acolhimento maior da mulher”, declarou a secretária Fabiana Pessoa, ex-prefeita de Arapiraca.

Os deputados federais Marx Beltrão e Severino Pessoa prestigiaram a posse dos novos secretários. O governador agradeceu a presença deles. “Sem dúvidas, somarão esforços em Brasília para que a gente fortaleça a atuação das secretarias em Alagoas”, enfatizou Renan Filho.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias; o deputado estadual Yvan Beltrao; o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior; o diretor presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Isaac Albuquerque; o prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão; o vereador por Maceió, Zé Márcio Filho; dentre outras autoridades.