Alagoas

SSP se reúne com representantes da população LGBT no Dia Internacional da Visibilidade Trans

31/03/2021
SSP se reúne com representantes da população LGBT no Dia Internacional da Visibilidade Trans

Entidades apresentaram demandas e sugestões de prevenção à violência

Representantes de entidades da população LGBT de Alagoas estiveram reunidos com o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, para discutir propostas e políticas de prevenção à violência contra à comunidade LGBT. A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 31, Dia Internacional da Visibilidade Trans.

As entidades apresentaram as propostas discutidas na IV Conferência Estadual de Políticas Públicas de Direitos Humanos LGBTs de Alagoas. Entre as propostas apresentadas está a firmação de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e a SSP na divulgação de material educativo contra as várias formas de discriminação e incentivo à denúncia.

O secretário ouviu a todas as demandas e ainda apresentou uma cartilha desenvolvida pela SSP que visa orientar os policiais durante abordagens à população LGBT. O material orienta, por exemplo, que o policial respeite o nome social da pessoa abordada, entre vários outros pontos sensíveis a este público.

Para Jade Soares, assessora técnica de políticas públicas para a população LGBT da Semudh, Alagoas se destaca com a produção deste material que, segundo ela, é inédito em todo o país.

“Essa cartilha é um ganho muito grande para a população LGBT de todo o estado de Alagoas. Acredito que isso aqui seja inédito nos estados, porque como estudiosa e pesquisadora sobre o assunto, eu nunca vi em nenhuma Secretaria de Segurança Pública. Esse é um grande ganho para toda a população LGBT do Brasil, acho que saímos na frente mais uma vez e só temos a agradecer”, disse a assessora técnica da Semudh.

O secretário Alfredo Gaspar avaliou a reunião como positiva, ressaltando que a pasta trabalha para conscientizar e evitar a revitimização de uma parcela da população que já sofre com a discriminação.

“Segurança Pública é um eterno aprendizado e essa troca de experiências, com certeza, serve para uma prestação de serviço de qualidade à população. Vocês (LGBT) já foram durante muito tempo, e ainda continuam sendo, alvo de discriminação e fazemos esse diálogo justamente para não revitimizar os movimentos”, disse Alfredo Gaspar. O secretário ainda destacou que o objetivo final da pasta é oferecer um serviço digno e de qualidade a todos, independente de classe, orientação sexual, raça ou cor.

Além do secretário Alfredo Gaspar, participaram da reunião, o secretário de políticas públicas de Segurança Pública, coronel Elias Silva de Oliveira, integrantes do Grupo Gay de Maceió (GGM), Afrodite LGBT de Coqueiro Seco, Movimento de Mulheres Lésbicas Dandara, Movimento População de Rua e, ainda, da Assessoria Técnica de Políticas Públicas LGBT da Semudh.