Geral

Coordenador do GGI garante que vai ‘pressionar’ Braskem para pagamento de indenizações atrasadas

30/03/2021
Coordenador do GGI garante que vai ‘pressionar’ Braskem para pagamento de indenizações atrasadas

Na manhã desta terça-feira (30), Ronnie Mota, coordenador do gabinete criado pelo prefeito JHC (PSB) que gerencia os impactos do afundamento do solo em Maceió (o GGI dos Bairros), afirmou o compromisso da prefeitura para o estabelecimento de um acordo justo com a Braskem que garanta o pagamento das indenizações atrasadas aos moradores e empresários prejudicados pelo estado de calamidade decretado em grande parte da capital. O pacto foi firmado na sede da prefeitura e registrado em vídeo, numa reunião entre Mota e o presidente da Associação dos Empreendedores do Bairro do Pinheiro e Região Afetada, Alexandre Sampaio.

O empresário relatou que os atrasos desses pagamentos chegam, em alguns casos, a seis meses. Além disso, algumas das 3.500 empresas afetadas sequer estão previstas para o recebimento de verba indenizatória. Segundo Sampaio, isso ocorre muito em função dos acordos inconsistentes estabelecidos entre a Braskem e o Ministério Público (tanto estadual como federal). No entanto, os documentos decorrentes dessas negociações carecem, agora, da assinatura do prefeito atual para que o caso seja efetivamente encerrado.

O coordenador do GGI dos Bairros declarou que a conduta da mineradora é “absurda” e se colocou ao lado da associação. “Os empreendedores e os moradores podem confiar que vamos pressionar para que a assinatura desse acordo esteja condicionada ao pagamento das indenizações atrasadas”, assegura Mota. Em quase dois anos desde a confirmação da relação entre a extração de sal-gema operada pela Braskem e o afundamento do solo nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, essa é a primeira vez que um dos poderes municipais firma compromisso com os empreendedores afetados.