Geral

SMTT alerta condutores sobre cuidados no trânsito durante o carnaval

13/02/2021
SMTT alerta condutores sobre cuidados no trânsito durante o carnaval

Nos dias de folia você até pode achar a festa divertida. Contudo, nas ruas, a combinação de infrações no trânsito e Carnaval definitivamente não combinam.

Mesmo sendo um período atípico devido à pandemia, muitas pessoas devem viajar e é preciso muito cuidado para quem está a fim de aproveitar o feriado pegando a estrada.

Assim, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca alerta os condutores sobre como evitar problemas.

Uma das recomendações é fazer uma revisão geral preventiva nos automóveis. Uma falha mecânica, além de atrasar a viagem, pode colocar a vida dos ocupantes do veículo e de terceiros, que trafegam pela via, em risco.

Nas cidades e na estrada, os motoristas devem respeitar a sinalização; estar com os documentos de porte obrigatório, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento, seguro DPVAT e IPVA, em dia. Outras dicas se referem às regras para o transporte de menores de acordo com a idade; usar o cinto de segurança, condutor e passageiros; transportar somente a quantidade de passageiros permitida para o automóvel.

As orientações também vão para os motociclistas, que devem usar o capacete com a viseira, além de não associar bebidas alcoólicas e direção.

Outra dica é que os motoristas realizem seus deslocamentos, preferencialmente, no período diurno. Desta forma, com melhores condições de visibilidade, evitam-se acidentes como os ocasionados devido à presença de animais na pista.

Foto Samuel Alves

 

Orientação

Em Arapiraca, o Departamento de Educação no Trânsito realizou ações educativas e preventivas durante esta semana, alertando a população sobre os riscos da ingestão de álcool para quem estará dirigindo e as demais regras.

“Com o carnaval, a mistura bebida alcoólica e direção é preocupante. Durante toda a semana que antecedeu o feriado, nossos agentes orientaram a população sobre os riscos da ingestão de álcool para quem estará dirigindo e também para os pedestres, onde o principal risco é nos momentos em que ele vai realizar a travessia de uma via, bem como no embarque ou desembarque de um veículo. Vale ressaltar que o uso do celular e o desrespeito às leis também são infrações”, afirmou Josenildo Souza, superintendente da SMTT.

Para denúncias a população pode ligar para o 118. “ A SMTT estará nas ruas durante o feriado, trabalhando para manter a população em segurança. Mas cada um deve fazer a sua parte. Afinal, o trânsito é feito por todos”, concluiu o superintendente.

Tags: