Geral

Maceió: SMS já imunizou 70% dos idosos acamados cadastrados

03/02/2021
Maceió: SMS já imunizou 70% dos idosos acamados cadastrados

Dona Cleonice foi vacina em casa pela equipe da SMS. Foto: Ascom SMS

A aposentada Cleonice Santos Sena tem 85 anos e foi vacinada em casa, na manhã desta quarta-feira (3). A idosa, que tem Alzheimer e não pode se deslocar às unidades de vacinação disponibilizadas pela Prefeitura de Maceió, foi imunizada após cadastro exclusivo para os usuários com 85 anos ou mais que são acamados.

“Eu liguei pra cadastrar e o pessoal veio vacinar. Antes a gente levava ela no posto, mas, desde o ano passado, ela está acamada e nós não podemos levar mais. Essa vacinação em casa facilita e ajuda demais a ela, porque não precisa sair do seu cantinho. A vacina da gripe do ano passado ela também recebeu em casa e eu acho isso muito bom e importante”, destacou a filha da aposentada, Ana Maria dos Santos Sena.

Até ontem (2), foram imunizados 586 idosos acamados como dona Cleonice, o que representa quase 70% do total de cadastrados. A vacinação em domicílio é uma estratégia adotada pelo Município para atender a essa população da Capital.

O cadastro para os idosos a partir dos 85 anos acontece por meio do telefone 3312-5589 e do e-mail [email protected].gov.br. Até essa terça-feira (2), haviam sido cadastrados mais de 850 idosos acamados. Para validar o cadastramento é necessário apresentar nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável.

Imunização em domicílio é exclusiva para idosos a partir dos 85 anos acamados. Foto: Ascom SMS

A vacinação é feita pelas equipes da Gerência de Imunização, que, em geral, não têm encontrado dificuldade para realizar a imunização. “Às vezes os nossos profissionais chegam às residências e não encontram ninguém em casa, precisando retornar em outro momento para vacinar o idoso, ou não localizam o endereço passado. Isso atrapalha a vacinação daquele usuário e de outro, que poderia ser imunizado naquele momento”, explica a enfermeira da gerência, Camila Peixoto.

Mesmo com o encerramento da vacinação nos pontos fixos, que acontece nesta quarta-feira (3), a vacinação em domicílio para os idosos acamados continua até que todos os cadastrados sejam vacinados.