Geral

Instituições brasileiras são incluídas em programa de cooperação internacional

04/02/2021
Instituições brasileiras são incluídas em programa de cooperação internacional

 

Um dos resultados que se espera do programa é a consolidação da imagem da pesquisa brasileira no exterior

Uma iniciativa da instituição British Council visa promover a capacitação de instituições de ensino superior públicas e privadas em programas que visam a cooperação internacional. No Edital Internacionalização e Políticas Linguísticas, que será lançado neste mês, estarão orientações de como as instituições de ensino vão contribuir no processo internacional entre universidades.

O edital prevê que universidades brasileiras façam parcerias com instituições de ensino superior do Reino Unido, para criar um programa de internacionalização sólido para a comunidade acadêmica e a área de pesquisa e extensão.

Um dos resultados que se espera do programa é a consolidação da imagem da pesquisa brasileira no exterior. Além de participar de ciclo de workshops, instituições de ensino poderão inscrever projetos em edital que visa estruturar programas multiculturais.

Em fevereiro e março deste ano, o British Council irá oferecer três workshops gratuitos com o objetivo de capacitar as instituições de ensino superior a estruturarem propostas de internacionalização. O primeiro deles, com o tema” Internacionalização do Ensino Superior: conceitos e dimensões” será realizado nesta quinta (4), das 9h30 às 16h30, com transmissão feita por meio do Zoom e pelo Facebook.

Já a oficina on-line sobre Políticas Linguísticas para a Internacionalização está agendada para o dia 25, e “Estruturação de Internacionalização de Políticas Linguísticas” será o tema da oficina prevista para o dia 11 de março.

Esse projeto é realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O investimento previsto é de R$ 4 milhões. Mais informações estão disponíveis no site do British Council. As inscrições devem ser feitas no mesmo endereço.