Geral

Infraestrutura discute solução biosustentável para encostas de Maceió

02/02/2021
Infraestrutura discute solução biosustentável para encostas de Maceió

O secretário municipal de Infraestrutura, Nemer Ibrahim, recebeu nesta terça-feira (2), em seu gabinete, a professora Regla Massahud, engenheira geóloga, para discutir a implementação de um projeto biosustentável para as encostas de Maceió. O objetivo é instalar um modelo de bioengenharia e tecnologia social para evitar deslizamentos das encostas.

A técnica consiste no plantio de uma vegetação específica, que tem uma raiz de mais de três metros de profundidade e consegue “grampear” o solo, construindo uma espécie de muro vivo. Isso facilitará a drenagem do solo, evitando deslizamentos em áreas degradantes.

A vegetação consegue se manter em condições adversas e em diversos tipos de solo, inclusive em condições extremas. O plantio em terrenos íngremes é feito por meio de uma estrutura de rapel, para garantir a segurança dos envolvidos nos lugares mais verticalizados.

Projeto pretende plantar espécies nas encostas para evitar a queda de barreiras. Foto: Ascom Seminfra

O diferencial deste sistema é a participação social, estimulando uma cultura de pertencimento, de cuidado com a comunidade e solidariedade entre os moradores. De acordo com professora – que desenvolve projetos de extensão na universidade nesta área – a comunidade tende a se envolver nesta construção, durante e depois das obras, com os cuidados com o solo e a manutenção da adubação.

“Em áreas de comunidade, como é o caso de muitas encostas daqui de Maceió, nós chamamos a comunidade para fazer parte da recuperação da área que eles residem. Esta participação é muito importante, estimular uma relação social muito interessante”, comentou a professora.

Para o secretário Nemer Ibrahim, é preciso encontrar alternativas sustentáveis e que sejam eficientes. O gestor assegura que a Secretaria de Infraestrutura também prioriza um trabalho social, no sentido de garantir a vida nas comunidades no entorno das encostas. “A população precisa ser inserida e precisamos dar respostas rápidas e eficientes. Vamos avançar desta discussão e por em prática um projeto humanizado e sustentável”, afirmou.