Geral

Em live, Prefeitura reforça apelo para cumprimento de decretos no carnaval

11/02/2021
Em live, Prefeitura reforça apelo para cumprimento de decretos no carnaval

Numa transmissão ao vivo pelo Instagram, na tarde desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Maceió reforçou o apelo à população para que, neste carnaval, respeite as regras sanitárias contidas nos decretos de enfrentamento da pandemia de Covid-19, evitando as aglomerações.

Secretários alertam sobre o cumprimento dos protocolos. Fotos: Itawi Albuquerque

Secretários municipais reafirmaram o compromisso do Município com a proteção e segurança do maceioense, e alertaram para as penalidades previstas aos que insistirem em descumprir as normas. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Thiago Falcão, também participou da live.

Os gestores apresentaram aos internautas as ações a serem implementadas entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Como os festejos estão suspensos, uma força-tarefa foi criada para monitorar a cidade, atuando com rigor nas situações em que cidadãos ou estabelecimentos infringirem a lei.

Segundo informou o secretário do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Prevenção à Covid-19, Claydson Moura, o lema deste ano atípico é ‘tolerância zero’ aos paredões de som ligados para perturbar o sossego e aglomerar. Os proprietários destes equipamentos estão sujeitos a responder por crime ambiental (inafiançável) e/ou crime contra a saúde pública (em caso de aglomeração).

“Se o descumprimento for flagrado em estabelecimentos ou nas atividades de ambulantes, a pena será ainda mais dura. As casas podem ter os alvarás de funcionamento suspensos por até seis meses. No caso dos prestadores de serviços, a permissão pode ser banida definitivamente”, destacou Moura, durante a transmissão ao vivo no perfil oficial da Prefeitura de Maceió.

Coordenador do GGI avisa: tolerância zero para os paredões de som

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, destacou que a fiscalização vai coibir as festas clandestinas, os desfiles de blocos e as aglomerações. Para isso, mobilizou equipes itinerantes compostas por diversos órgãos da administração municipal para atuação em pelo menos cinco microrregiões: orla marítima, Jacintinho, Vergel do Lago, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins.

“Estamos prontos para atuar, ainda, nas ocasiões em que ocorram festas que extrapolem o limite máximo de pessoas, que é de 300 por evento, nas que o distanciamento social não seja respeitado. Contaremos com o apoio integral da Polícia Militar neste planejamento após a garantia que recebemos do comandante de policiamento da capital, coronel Carlos Luna, um homem republicano com a visão de que de mãos dados alcançaremos os objetivos”.

Numa fala direcionada aos artistas, a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Míriam Monte, disse que, apesar de estar triste por não ver a maior manifestação cultural do Brasil, o momento é de esperança em dias melhores.

“O papel da cultura, neste momento, é pedir para a sociedade colaborar com os artistas. É a hora de apoiar estes profissionais e pensarmos que tudo isso vai passar se todos darem as mãos agora e cumprir com os protocolos. Vai chegar o momento de a gente soltar este grito que está contrito”, ressaltou.

SMTT vai atuar em todos os dias de carnaval, anuncia André Costa

Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, o delegado André Costa informou, na transmissão ao vivo, que o órgão vai atuar 24 horas, nos quatro dias de carnaval, para garantir a livre circulação na cidade, no atendimento às ocorrências que surgirem e na fiscalização do fluxo. Além disso, revelou que, em acordo com as empresas de ônibus, garantiu o reforço na frota com a possibilidade de ampliação, se a demanda aumentar, levando em consideração que o comércio vai funcionar normalmente.

Já o presidente da Abrasel/AL evidenciou o trabalho colaborativo com a Prefeitura desde o primeiro dia da atual gestão. “Entendemos que, primeiro, deve-se orientar para, depois, fiscalizar e punir os possíveis infratores de modo a não comprometer todo o segmento. E queremos agradecer à Prefeitura de Maceió por estar atenta aos nossos anseios. Faço um convite aos bares e restaurantes da capital que continuem seguindo as regras sanitárias e sejam agentes fiscalizadores neste período de carnaval também”.