Geral

Cuidados contra o coronavírus precisam ser intensificados durante os dias de carnaval

13/02/2021
Cuidados contra o coronavírus precisam ser intensificados durante os dias de carnaval

A prefeitura de Arapiraca manteve os pontos facultativos relativos ao Carnaval deste ano, mas isso não quer dizer que seja momento para festas. É importante lembrar que ainda estamos vivenciando a maior crise em saúde pública da história contemporânea: a pandemia de coronavírus.

Sendo assim, a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que intensifique os cuidados para evitar a proliferação do coronavírus durante o período carnavalesco.

Dentre os principais cuidados estão:

  • Lave suas mãos com frequência, utilizando água e sabão;
  • Leve consigo sempre álcool em gel para higienizar mãos e superfícies;
  • Utilize sempre máscara de proteção;
  • Mantenha o distanciamento social de pelo menos 1,5m;
  • Evite tocar nos olhos, nariz ou boca;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com o braço dobrado ou com um lenço (o uso de máscaras já ajuda nesse caso);
  • Caso esteja com algum sintoma da Covid-19, mantenha o isolamento social.

“Este não é um momento para viajar ou se reunir com amigos. Infelizmente, muita gente ainda está morrendo por causa do coronavírus e precisamos pensar no coletivo e intensificar nossos cuidados pessoais”, disse a coordenadora da Epidemiologia de Arapiraca, Ana Lúcia.

As equipes de Promoção à Saúde realizaram uma grande ação em empresas e nos principais prédios públicos ligados ao Município.

Além de intensificar as ações ligadas aos cuidados com a pandemia, a ação teve o objetivo de relembrar temas importantes, como a importância do uso de preservativo para proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e contra a gravidez indesejada.