Alagoas

Seduc e Ufal discutem parcerias entre as instituições

08/01/2021
Seduc e Ufal discutem parcerias entre as instituições

Reunião aconteceu na Seduc (Foto: Thiago Ataide)

O secretário da educação do Estado, Fábio Guedes, participou de uma reunião com representantes da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo do encontro é aproximar as duas instituições que detém o maior número de estudantes de Alagoas e promovem o desenvolvimento do estado, por intermédio da educação.

Para o secretário, o momento é fundamental para atrair ainda mais a atenção da Ufal às demandas da rede estadual de educação. Especialmente através da reconhecida expertise nas áreas tecnológicas e de desenvolvimento de capacidades.

“Já começamos a discussão de um termo de cooperação técnico-científica para dar cobertura a concepção, formulação e execução de projetos de desenvolvimento tecnológico em áreas estratégicas da educação, fomento à formação de estudantes do ensino médio e ações de extensão focadas nas escolas. Tudo, em parceria com as duas instituições”, reforça.

Na reunião, foi proposta a formatação de uma iniciativa para rede estadual, semelhante ao Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado, da Ufal.

O Paespe tem a missão de promover educação e transformação social para os alunos que saem da rede pública e ingressam na Universidade e atua no contraturno escolar, ofertando para alunos do ensino médio um pré-vestibular social.

O reitor da Ufal, José Tonholo, explica que o programa está sendo desenvolvido há mais duas décadas e atende anualmente cerca de 200 estudantes, que têm acesso ao processo de pré-vestibular.

“A Universidade atua pra trazer estudantes da escola oficial (rede estadual) para dentro da Universidade Federal. E esta é uma etapa fundamental para promover o reposicionamento social de uma parcela muito excluída da população. Nós conseguimos fazer um trabalho de melhoria de desempenho, de tal forma, que esses estudantes conseguem alcançar a universidade pública”, esclarece.

Essa iniciativa deve aumentar o ingresso de estudantes do ensino oficial para a Universidade, garantindo mobilidade social. Em breve haverá a assinatura do Termo de Cooperação Técnico-Científico e discussão de dois projetos induzidos.

Aulas – Paespe

As aulas do Paespe acontecem na Ufal, com professores da própria Universidade e alunos dos Programas universitários. Os estudantes e seus familiares participam de outras atividades, como curso de informática básica, palestras, oficinas e visitas técnicas. O Paespe é, também, certificado pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social.