Geral

Prefeitura solicita a empresas e hospitais informações sobre estoque de oxigênio

20/01/2021
Prefeitura solicita a empresas e hospitais informações sobre estoque de oxigênio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19 solicitaram informações dos hospitais e empresas fornecedoras de Maceió sobre os procedimentos que estão sendo adotados para evitar o desabastecimento de oxigênio para os eventuais casos de tratamento de coronavírus, tendo em vista a lamentável situação ocorrida em Manaus, no Amazonas.

Com a possibilidade real do aumento do número de casos e contaminação pelo coronavírus no mês de março deste ano, o coordenador do GGI, Claydson Moura, garante que o município tem tomado as devidas medidas de controle para continuar retomando a desaceleração da transmissão do vírus na capital.

Além disso, Claydson reforça que as respostas dos hospitais a respeito dos níveis de oxigênio disponibilizados serão encaminhadas para o promotor Paulo Roberto, da Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Pedro Madeiro, a tragédia humanitária ocorrida em Manaus ensina que a falta de planejamento é fatal quando se está vivendo em meio a uma pandemia, por isso, é importante estar sempre alerta. “É nosso dever agir com prudência e responsabilidade para que o caos de Manaus não se repita”, apontou.

A prefeitura solicitou às instituições que encaminhem, em um prazo de 72 horas, um relatório explicativo sobre como será efetivado o planejamento das unidades em um cenário de pico da doença, inclusive com a disponibilidade atual e a ideal de estoque de oxigênio para o enfrentamento da crise.

O pedido é para que o Hospital Vida, Hospital do Coração, Hap Vida, Hospital Arthur Ramos, Hospital MedRadius, Hospital Sanatório, Hospital Veredas e Santa Casa de Misericórdia apresentem as informações sobre os níveis de abastecimentos disponíveis. Além dos hospitais, o GGI também pediu informações às empresas White Martins, Gruy Gases Medicinais e Industriais e Lumian Healthcare.