Geral

Inep divulga o gabarito das provas impressas do Enem 2020

27/01/2021
Inep divulga o gabarito das provas impressas do Enem 2020

A partir de hoje (27), participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem conferir os gabaritos oficiais da versão impressa do exame. As respostas estarão disponíveis no site do Inep e no aplicativo do Enem. Porém, mesmo com a divulgação do gabarito oficial, ainda não será possível saber a nota final que o candidato tirou no exame, pois o Enem é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A previsão para a divulgação dos resultados finais do Enem 2020 é dia 29 de março de 2021. Nessa data, os participantes saberão também a nota da redação. As notas do Enem poderão ser usadas para ingresso no ensino superior e participação em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, além da prova de redação.

Ao todo, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas neste ano, segundo o Inep, número que representa menos da metade dos participantes inscritos. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Correção com o método TRI

Esse método de correção considera, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na prova. Com isso, se houver acerto de questões difíceis, é esperado que o candidato acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que o acerto pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.