Alagoas

Edital para preenchimento de vagas do Sesc Ler EJA é lançado

08/01/2021
Edital para preenchimento de vagas do Sesc Ler EJA é lançado

O edital referente ao processo seletivo para concessão de vagas do Sesc Ler Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2021 está aberto para rematrícula e novos alunos. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 179 vagas para alunos que já participam do projeto e 500 vagas para novatos. As atividades Sesc Ler EJA acontecem nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. Além de disponibilizar vagas gratuitas, o projeto garante, inclusive, material pedagógico, fardamento e lanche aos beneficiados.

Os candidatos interessados em continuar participando do projeto devem realizar a rematrícula no período de 11 a 19 de janeiro, das 8h às 11h e das 14h às 17, nas Unidades Sesc Ler de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. Para os novos alunos, o período para matrícula acontecerá de 20 de janeiro a 5 de fevereiro, nos mesmos horários e locais.

Para a Unidade Ler Arapiraca, estão sendo disponibilizadas 71 vagas para rematrícula e 129 para matrícula. Em Palmeira dos Índios, serão 33 vagas para rematrícula e 92 para matrícula. Já em Teotônio Vilela, serão 75 vagas para rematrícula e 100 para matrícula. A modalidade oferecida reporta-se ao primeiro segmento, ou seja, alunos do 1° ao 5º ano.

Para realizar a matrícula, o candidato deverá ter idade igual ou acima de 15 anos e possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos. As matrículas serão realizadas, presencialmente, pelo próprio candidato ou responsável legal. Durante o processo, será necessário realizar o preenchimento da ficha do aluno, do questionário socioeconômico, do termo de autoimagem e da autodeclaração de renda familiar.

Além disso, o candidato deverá apresentar cópia de certidão de nascimento ou de casamento, cópias e originais do comprovante de escolaridade ou declaração escolar do candidato, cópias e originais do CPF e RG do responsável legal, cópia e original do comprovante de residência, documento que comprove deficiência física ou mental do candidato, se necessário, e foto 3/4.

A rematrícula do Sesc Ler Educação de Jovens e Adultos é destinada a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para participar do processo, o aluno deverá ter aprovação com média igual ou superior a 6 pontos, dentro de um ano letivo, frequência mínima de 75% ao final do período letivo, manter as mesas condições que permitiram a sua admissão no projeto, apresentar a cada período letivo os documentos comprobatórios necessários e cumprir o que estabelece o regimento escolar da instituição.

O Sesc Ler Educação de Jovens e Adultos está inserido no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina um terço da receita compulsória líquida do Sesc ao desenvolvimento de ações voltadas à educação básica e continuada e a outras ações educativas realizadas pela instituição.