Geral

Ciclismo é um dos maiores hobbies entre os brasileiros: veja como pedalar em segurança

29/01/2021
Ciclismo é um dos maiores hobbies entre os brasileiros: veja como pedalar em segurança

Fonte: Hannes Glöckl/ Unsplash.com

Algumas pessoas usam a bicicleta como um meio de transporte, no trajeto para a faculdade ou trabalho, outras gostam de pedalar como prática esportiva ou hobby. Independentemente de como você usa a bicicleta no cotidiano, é preciso aprender a pedalar em segurança nos centros urbanos.

Como pedalar é uma tendência no trânsito brasileiro, o uso da bicicleta como meio de transporte também é regularizado pelo Código de Trânsito Brasileiro e existem leis de trânsito próprias para esse veículo. As principais recomendações são pedalar na mesma direção dos demais veículos e nunca em cima das calçadas.

Para preservar não apenas a sua segurança, como a dos demais ciclistas, pedestres, motociclistas e motoristas, recomendamos que você se mantenha na faixa da direita para evitar acidentes.

E pedale por ciclovias e ciclofaixas sempre que possível, pois essas vias são destinadas aos ciclistas. No entanto, quando estiver pedalando, tome cuidado com os pedestres, que costumam ocupar as ciclofaixas para saírem das calçadas esburacadas.

E quando estiver pedalando em uma ciclofaixa ou ciclovia, ou em uma via comum, sinalize quando estiver mudando da direita para a esquerda ou vice-versa ou quando for parar o veículo, para que os demais condutores possam entender seus movimentos.

Além dos veículos em movimento, fique atento com a abertura de portas de carros encostados ou estacionados, para evitar trombar com a porta do veículo ou com a pessoa que estiver descendo do mesmo.

Além dos cuidados ao pedalar no trânsito, é preciso prestar atenção à bicicleta. A manutenção do veículo deve ser uma prioridade e os freios e pneus devem ser checados com regularidade, assim como o sistema de marchas e demais componentes.

Fique atento também ao sistema de iluminação da bicicleta, que deve ser usado sempre, inclusive durante o dia. Ao colocar o sistema de iluminação no modo piscando, você chama a atenção das pessoas e reforça sua segurança, especialmente à noite.

E não esqueça do equipamento de segurança básico: o capacete de ciclismo deve ser usado em todas as ocasiões, independente se você estiver pedalando nas vias urbanas, em estradas ou trilhas rurais.

O acessório pode salvar sua vida em caso de queda, portanto, escolha um modelo que seja compatível com a modalidade esportiva praticada e que possua tamanho adequado a sua cabeça.

Para reforçar ainda mais a segurança, sugerimos que você coloque fitas refletivas ou instale um sistema de iluminação próprio para capacete de ciclismo.

Ao seguir essas recomendações, pedalar pelas ruas e avenidas da cidade será mais seguro e prazeroso e você poderá usufruir da mobilidade deste veículo e dos benefícios à saúde decorrentes do ciclismo.