Alagoas

Alfredo Gaspar volta à SSP garantindo continuidade ao êxito iniciado em 2015

08/01/2021
Alfredo Gaspar volta à SSP garantindo continuidade ao êxito iniciado em 2015

Alfredo Gaspar foi empossado nesta sexta (08) no cargo de secretário da Segurança Pública pelo governador Renan Filho (Foto: Felipe Brasil)

O governador Renan Filho empossou, na manhã desta sexta-feira (08), o novo secretário de Estado da Segurança Pública: Alfredo Gaspar de Mendonça, ex-procurador-geral de Justiça. Ele retorna à pasta, que deixou há quatro anos e dez meses, após estabelecer um ponto de inflexão à violência que reinava em Alagoas, garantindo que não haverá ruptura e sim continuidade ao trabalho exitoso. A solenidade de posse foi realizada no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares.

“Hoje é fácil olhar para trás e ver que as coisas estão caminhando bem. O difícil foi fazer essa inflexão no início do Governo Renan Filho, liderando essa ruptura trágica. Agora, não existe uma ruptura, não existe uma nova forma de levar a Segurança Pública adiante, isso tudo é um processo de continuidade do que está dando certo, com a valorização ainda maior dos profissionais e o empenho do governador Renan Filho”, declarou Alfredo Gaspar, recordando que as milhares de vítimas colocavam Alagoas, até 2014, na liderança de um ranking nacional vergonhoso como o estado líder em violência no Brasil.

Renan Filho garantiu que a integração das forças policiais – uma das marcas da gestão iniciada por Alfredo Gaspar – será mantida por ser esta, nas palavras do governador, uma das grandes ferramentas que Alagoas usa para combater o crime.

“Alfredo Gaspar iniciou esse trabalho de mudança na Segurança Pública de Alagoas e volta agora para que a gente possa continuar com esse trabalho firme, trazendo resultados para a população, modernizando o aparato estatal a fim de que possamos, juntos, entregar melhores resultados ao nosso povo, que nessa área significa Alagoas mais pacífica”, declarou Renan Filho, que agradeceu ao coronel Lima Júnior pelo trabalho desenvolvido, até aqui, à frente da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

“Lima Júnior sempre esteve conosco desde o início do Governo, sempre em postos chaves, importantes. Ele foi comandante da Polícia Militar, quando Alfredo era secretário, na primeira vez, e depois assumiu a Secretaria de Segurança Pública com resultados excepcionais, com a modernização do aparato, com investimentos robustos e com um trabalho muito significativo e simbólico”, agradeceu Renan Filho.

Lima Júnior afirmou que deixa a SSP com o sentimento de missão cumprida, que coroam os 32 anos de dedicação à área da Segurança Pública em Alagoas. Ele citou os resultados expressivos alcançados pela pasta em sua gestão.

“Saímos de um patamar de 2.400 homicídios para 1.100 por ano; reduzimos assaltos a coletivos; saímos de um patamar de 1.200 assaltos a ônibus para 45, no ano passado. E a parte logística foi magnífica. Temos marcos extremamente significativos. Hoje, a Polícia Militar e a Polícia Civil têm 4 mil pistolas Glock, um dos melhores armamentos do mundo. Temos prontas para serem entregues 100 Benellis, que também são carabinas tidas como as melhores do mundo. Compramos, e já estão prontas para serem entregues o primeiro lote, 114 viaturas blindadas para as forças de Segurança”, citou Lima Júnior.

Concursos

Renan Filho voltou a falar sobre a realização de concursos públicos, garantindo que um novo e robusto ciclo de certames se iniciará justamente pela área da Segurança Pública, primeiro edital a ser lançado em breve.

“Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militar e, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, acrescentou.

Mais mudanças

Indagado pela imprensa sobre novas mudanças no secretariado, Renan Filho afirmou que é provável que aconteçam com objetivo de adequar o Governo ao novo cenário político formado, sobretudo, após as eleições municipais.

“Estou dialogando com as forças políticas do Estado de Alagoas, com os partidos, com as lideranças; aguardei a constituição das novas administrações municipais, que tomaram posse no dia 1º janeiro. Vou conversar ao longo deste mês e é provável que façamos novas mudanças para adequar o Governo ao novo cenário político e para a intensificação dos investimentos que vamos fazer nesse biênio final em nosso segundo mandato”, declarou.