Alagoas

Primeiro coworking de saúde de Alagoas é inaugurado durante a pandemia

11/12/2020
Primeiro coworking de saúde de Alagoas é inaugurado durante a pandemia

Empreender é um desafio. Durante uma pandemia, esse desafio se torna ainda mais complexo. Mesmo assim, a empresária alagoana Janah Cardoso ousou e abriu em Maceió a ‘Minha Clínica’, primeiro coworking da saúde de Alagoas. Inaugurado no fim do mês de novembro, o espaço reúne em um só lugar profissionais da saúde como médicos, terapeutas e psicólogos. Para tal, a empreendedora contou com o apoio do Sebrae Alagoas, participando de consultorias em várias áreas.

O coworking, criado para oferecer uma solução funcional para que os profissionais da saúde possam se concentrar no cuidado de seus pacientes e reduzir custos com a gestão do consultório, nasceu justamente dessa percepção da empreendedora ao observar que em grandes cidades do Brasil, como São Paulo, e em outros países como Portugal – onde ela vive hoje, por conta de um mestrado -, os profissionais optam por espaços como coworkings.

“A ideia nasceu há oito anos quando abri uma clínica a partir do conceito em medicina do trabalho e consulta popular em Maceió. Com o passar do tempo, tivemos que nos reinventar. Quando vim estudar em Portugal, vi como funcionava a área da saúde aqui onde as pessoas não investem tanto em espaço físico e trabalham em modelo remoto há muito tempo. Pesquisei e vi que não existia algo assim em Maceió”, afirma.

Tomada a decisão de abrir um coworking para esse nicho em Alagoas, Janah percebeu que precisava contribuir com a mudança de cultura do profissional da saúde. Foi quando procurou o Sebrae. Atendida desde agosto, a empresária fez a consultoria para a produção de um caderno de tendências, além das consultorias de design de ambientes e presença digital e a Consultoria com Hora Marcada na parte de gestão financeira.

“Quando tomei essa decisão, não sabia por onde começar, não sabia como mostrar ao profissional alagoano que ele pode começar sem investir tanto em um consultório e pagando pouco. As consultorias do Sebrae foram fundamentais para a materialização desse sonho. E o Sebrae está contribuindo muito com a estruturação do negócio”, lembra.

A ‘Minha Clínica’ oferece a possibilidade de uso avulso das salas por hora, sem vínculo, bem como pacotes mensais com soluções de contabilidade, endereço fiscal, sistema de agendamento online, recepcionistas, segurança e todo o protocolo de limpeza, higienização e prevenção contra a Covid-19.

O espaço também conta com seis consultórios multifuncionais e sala idealizada para a realização de procedimentos estéticos e um estúdio com equipamentos para fisioterapia e Pilates – tudo em uma estrutura projetada para ser totalmente acessível a cadeiras de rodas. Outro destaque é a preocupação com a inclusão social: em sua equipe estão colaboradores com deficiência auditiva treinados para o mercado de trabalho pelo Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES).

Primeiros passos e oportunidades na pandemia

Enquanto já fecha os primeiros contratos com médicos, Janah recorda os passos iniciais durante o planejamento, um pouco antes da pandemia e como a consultoria de gestão financeira foi crucial nesse período, sobretudo por poder acessar crédito com a taxa de juros baixa e com a facilitação em financiamentos para micro e pequenas empresas ofertados pelo Governo Federal.

“Aproveitei o início da pandemia justamente para me preparar, receber essas consultorias online. Eu aqui em Portugal, mas nada me impediu de trabalhar com o Sebrae. Foi algo desafiador e ousado. Consegui inaugurar a clínica no meio de pandemia com um novo conceito. Minha maior dificuldade foram os prazos e a contratação de mão de obra”

Analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Anissélia Nunes, destaca a importância de poder contribuir com mais soluções para profissionais da saúde. principalmente na pandemia. “É muito gratificante fazer parte da construção e materialização de projetos tão inovadores quanto esse da ‘Minha Clínica’, ainda mais nesse momento de pandemia, em que o surgimento de novos negócios, especialmente na área da saúde se faz ainda mais necessário”, pontua Anissélia.

Janah Cardoso ainda revelou que não vai parar por aí. A empreendedora já estrutura o desenvolvimento de um aplicativo, nos moldes do Airbnb para a área da saúde, para que as empresas que tiverem espaços ociosos possam se cadastrar e alugar suas salas. O projeto inovador já está em andamento em parceria com uma desenvolvedora holandesa.

“Só tenho a agradecer ao Sebrae e quero essa parceria em toda a minha trajetória. Irei precisar ainda mais do Sebrae nesses novos projetos para ter um suporte. Se não fosse esse apoio, muita gente já teria fechado as portas na pandemia”, conclui.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.