Geral

Prefeitura inaugura maior Cmei da gestão Rui Palmeira

02/12/2020
Prefeitura inaugura maior Cmei da gestão Rui Palmeira

Cmei possui uma estrutura moderna e segue os padrões estabelecidos pelo MEC

A Educação de Maceió receberá a maior creche da atual gestão Rui Palmeira, reforçando ainda mais o acolhimento e a educação das crianças da rede municipal. A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Martha Célia de Vasconcellos Bernardes, localizado no conjunto Eustáquio Gomes, será na quinta-feira (3), às 9h, com a presença do prefeito de Maceió. O Cmei beneficiará diversas famílias do bairro Cidade Universitária e região próxima. O espaço terá capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral.

Pátio da escola com brinquedos para uso das crianças

A obra custou R$ 2.208.905,26 e foi financiada com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, através do Fundo Nacional da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

A unidade possui um espaço amplo e arejado

Toda a infraestrutura da nova unidade tem o objetivo de garantir o bem-estar e segurança das crianças , assegurando a tranquilidade dos pais e mães que deixarão as crianças em um local adequado e seguro, que segue todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso, o espaço possui fraldário, sala de repouso, playground, cozinha, refeitório e banheiros, além de toda estrutura administrativa e de auxílio para receber as crianças com todo carinho e atenção.

Além de espaçosas, as salas prezam pelo uso da luz solar

Biografia da Patrona do Cmei

Martha Célia de Oliveira Vasconcellos, nasceu em 17 de outubro de 1946, em Maceió, sendo a primeira filha de José de Araújo Vasconcellos e Maria de Lourdes de Oliveira Vasconcellos. Deu início nos estudos formais no colégio Imaculada Conceição e concluiu o segundo grau no colégio São José, todos na Capital alagoana. Trabalhou na Cooperativa Habitacional (Inocop). Formou-se em 1968 na Escola de Serviço Social Padre Anchieta de Alagoas. Durante a faculdade foi estagiária da Secretaria do Estado de Planejamento e a pós a formatura, foi contratada por este órgão.

Casou-se com José Bernardes Neto, em 1972, assumindo o nome de Martha Bernardes. Da união teve três filhos, sendo eles Suzzana Bernardes, Sammya Bernardes Silva e José Bernardes Júnior. A família veio a crescer com os netos Lívia Maria, João Marcelo, Maria Luiza e Arthur.

Na Secretaria de Planejamento, assumiu a função de coordenadora técnica da Fundação de Planejamento (Fiplan), permanecendo no cargo por vários anos. Esse órgão era responsável pelo planejamento geral e elaboração do orçamento do Estado de Alagoas. Durante esse período fez cursos na superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), bem como organizou vários cursos de capacitação dos técnicos das diversas secretarias do Estado de Alagoas. Participou ativamente do Conselho da União das Mulheres (Uma), entidade pioneira na defesa do direito das mulheres. Foi a primeira secretária de Ação Social da Prefeitura de Maceió, na gestão do prefeito Guilherme Palmeira e foi ainda, Secretária de Planejamento na gestão da prefeita Kátia Born, último cargo assumido, onde resolveu encerrar a sua carreira profissional.