Geral

Pavimentação de vias já é realidade no bairro Santa Lúcia

09/12/2020
Pavimentação de vias já é realidade no bairro Santa Lúcia

Quem mora no bairro Santa Lúcia já consegue perceber o avanço dos serviços do programa Revitaliza Maceió, que está levando obras de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação à localidade. Em menos de um ano, mais de 40 vias, entre travessas, ruas e avenidas já foram contempladas pelos serviços na região, que estão sendo executados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

É o caso da Avenida Francisco Afonso de Melo, a principal da Santa Lúcia, onde Aline Maria de Lima, de 35 anos, mora há 15 anos. Essa via já recebeu esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação. Aline já sente a diferença para o que era esta avenida antes das obras: “Vivíamos com buracos, alagamentos, poeira e lama. Ver as obras chegarem aqui é uma bênção. Pelo que a gente já passou até aqui, agora está ótimo”, comenta, destacando que, com os serviços, agora ela poderá andar com maior acessibilidade e praticar atividade física, como a caminhada.

As ruas do bairro da Santa Lúcia estão recebendo pavimentação Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Eu sempre gostei muito de morar aqui na Santa Lúcia. O único problema que eu via era a rua, agora é que não saio mesmo daqui”, complementa. Quem também mora na Avenida Afonso de Melo é Ana Paula Seara, de 35 anos. Ela vive no bairro desde que nasceu. O principal benefício que ela cita com a chegada dos serviços na localidade é que, a partir de agora, as crianças poderão brincar, andar de bicicleta, patinete ou mesmo jogar bola. “A gente tem casa em outro bairro de Maceió, mas sempre gostamos de morar na Santa Lúcia”, comenta.

A Avenida Afonso de Melo está entre as mais de 10 vias que já receberam o serviço completo de infraestrutura – esgotamento, drenagem e pavimentação – até o final de novembro de 2020. Além dela, outras vias também já passaram pelos três procedimentos. São elas: Grajaú, Solimões, Japuri, Jurema, Araguaia, Paracatu, Amaro Salvador, Travessa Belmiro Amorim, Avenida Francisco Afonso de Melo, Av Aquidauana e Aracati.

Desde que os serviços iniciaram, a Prefeitura de Maceió já levou mais de 19 km de rede coletora de esgoto, mais de 3 km de rede de drenagem e mais de 30 mil m² de pavimentação para o bairro da Santa Lúcia, sendo que mais ruas estão previstas para receber os trabalhos.

Os serviços do Revitaliza Maceió também estão sendo levados para outras regiões de Maceió, como Clima Bom, Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins e Região Norte de Maceió. Os recursos para finalização das obras já estão garantidos pelo financiamento obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).