Alagoas

Emater realiza seminário on-line em comemoração à semana do extensionista rural

04/12/2020
Emater realiza seminário on-line em comemoração à semana do extensionista rural

Dezembro é um mês de comemoração para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), isso porque, além de celebrar o aniversário no dia 1º, no dia 6 é comemorado nacionalmente o Dia do Extensionista Rural.

Com o tema “Quando o campo produz, Alagoas desenvolve”, a programação iniciou nessa quinta-feira (3), com dois horários de palestra no canal do YouTube da Emater, e contou com diversos palestrantes, dentre eles, o gerente de planejamento da Anater, Alencar Libânio, e a coordenadora de relações institucionais e gestão estratégica do Departamento de Desenvolvimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silvia Satiko.

Além disso, os próprios técnicos do instituto também comandaram debates com temas pertinentes ao assunto, como “A importância do Extensionista na Gestão da Unidade Produtiva Familiar” e “Diversificação de Cultivos em Alagoas”.

Nesta sexta-feira (4), último dia do seminário, a programação terá mais duas palestras e inicia às 14h. Os temas a serem debatidos são a “Importância da Agroecologia na Convivência com o Semiárido” e “Assistência Técnica e Extensão Rural para Inclusão Produtiva”.

“Essa tem sido uma grande oportunidade para discutir sobre a relevância da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e refletir sobre esses nove anos de trabalho, trazendo as experiências dos nossos extensionistas para serem abordadas”, afirmou o presidente da Emater Alagoas, Adalberon Sá Júnior.

Para a superintendente de pesquisa em ATER, Rita de Cássia Lima, o webinário é um marco nesse momento de comemoração do aniversário da instituição. “É a hora de homenagear os extensionistas rurais, que estão presentes nos mais longínquos lugares do estado, levando informações e orientações para que os agricultores familiares possam acessar todas as políticas públicas, melhorando a qualidade de vida deles”.

O evento também contou com a audiência e participação dos estudantes e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que enviaram perguntas aos palestrantes. Se você não assistiu às transmissões ao vivo, pode acessá-las a qualquer momento no canal do YouTube da Emater.

9 anos de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável

Em 2020, o aniversário da Emater foi dividido em dois acontecimentos: um café da manhã para o público interno e imprensa, no qual foram divulgados os números de assistência técnica e extensão rural; e uma exposição no Maceió shopping [até o dia 5], que mostra em detalhes todo o trabalho realizado pela instituição ao público.