Alagoas

Emater, Faeal e Senar discutem parceria em benefício dos pequenos produtores alagoanos

14/12/2020
Emater, Faeal e Senar discutem parceria em benefício dos pequenos produtores alagoanos

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas) iniciaram um processo de articulação para aproximar as ações de assistência técnica e políticas que as instituições desenvolvem e beneficiam pequenos produtores rurais de todo o estado.

Os presidentes da Emater e da Faeal, Adalberon Sá Júnior e Álvaro Almeida, iniciaram as tratativas na manhã desta segunda-feira (14), em reunião na sede da Federação da Agricultura. O encontro contou com a participação do superintendente do Senar em Alagoas, Fernando Dória, e da superintendente de Operações Técnicas da Emater, Rita de Cássia Lima. Uma nova reunião para discutir a parceria, desta vez com as equipes técnicas das duas instituições, será agendada para a primeira semana de janeiro.

“Hoje o Senar Alagoas desenvolve ações de assistência técnica e gerencial, a exemplo do programa Agronordeste, a Emater promove assistência técnica e extensão rural, portanto, estamos discutindo como complementar essas políticas. Se a gente fortalece essa parceria, soma essas forças, alcança ainda mais produtores”, afirma o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.

Com a parceria, o produtor rural, que já tem acesso à assistência técnica e gerencial do Senar Alagoas, terá todo suporte e orientações necessárias para a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a inclusão em programas de compras institucionais, como os de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae). Por outro lado, a ideia é que técnicos de campo da Emater e produtores rurais assistidos pelo Instituto também sejam qualificados em ações do Senar.

“Não há dúvidas de que a parceria da Faeal, Senar e Emater, duas instituições que são referência de relevantes serviços prestados à população do campo, representará um ganho significativo em melhoria e aumento da produtividade, sobretudo, para os pequenos produtores rurais. O nosso objetivo é agregar outros agentes neste processo de aproximação de políticas e ações, para que possamos, juntos, fazer mais por estes produtores e com menos recursos”, ressalta o presidente da Faeal e do Conselho Administrativo do Senar Alagoas, Álvaro Almeida.