Geral

Dezembro Vermelho: Prefeitura intensifica atividades de conscientização e combate à Aids

01/12/2020
Dezembro Vermelho: Prefeitura intensifica atividades de conscientização e combate à Aids

No mês da campanha Dezembro Vermelho, voltado para a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de Arapiraca intensifica atividades educativas e de assistência à saúde da população.

Apesar dos avanços no enfrentamento à doença em todo o Brasil e a rede de apoio e serviços do Município, a coordenadora do programa IST/ HIV/AIDS e Hepatites Virais, Daniele França, explica que os números ainda chamam a atenção e são um alerta para os cuidados com a prevenção.

Até a primeira quinzena de novembro deste ano, a secretaria Municipal de Saúde registrou 40 casos reagentes para HIV/AIDS. Segundo dados do relatório, deste total, a maior incidência é para pessoas do sexo masculino e jovens, de 18 a 35 anos.

Serviço

Os usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço da Assistência Especializada (SAE) do Município conta com o trabalho de uma equipe multiprofissional das áreas da psicologia, assistência social, enfermagem, administrativo, nutrição, infectologia e clínica geral.

O CTA / SAE está localizado na Rua Guanabara,120, Capiatã, próximo ao Colégio São Francisco de Assis, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

“É importante saber que, caso o teste de HIV seja positivo, com o tratamento adequado, pode ficar indetectável no organismo e a pessoa não desenvolver a AIDS. O tratamento é oferecido pelo SUS e é gratuito, seguro, confidencial e eficaz”, completou Daniele França.

Ações

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), espaços públicos, empresas e Serviço da Assistência Especializada (SAE) estão entre os locais que recebem a Campanha Dezembro Vermelho, com o tema “Solidariedade global, responsabilidade compartilhada”, onde  equipes da Secretaria de Saúde, que através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizam palestras, rodas de conversa, acolhimento aos usuários assistidos pelo Município e capacitações.

“A campanha é mais uma ferramenta para chamar a atenção da população para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento. Além da parte educativa, durante as ações, a Prefeitura de Arapiraca ainda realiza distribuição de preservativos e disponibiliza, gratuitamente, Testagem Rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C”, afirmou Daniele França.

Programação

01/12 – DIA “D” – Testagem Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C e Orientações de prevenção com distribuição de preservativos.
Local: Posto Bosque das Arapiracas
Hora: 8h30 às 12h
Público Alvo: População em geral

02/12 – Palestra de prevenção às IST/HIV/AIDS e distribuição de insumos
Local: Grupo Coringa
Hora: 9h
Público Alvo: Funcionários da Empresa

03/12 – Acolhimento aos usuários vivendo com HIV/AIDS (EVENTO RESTRITO)
Local: CTA/SAE
Hora: 9h
Público Alvo: Pessoas vivendo com HIV/AIDS

11/12 – Roda de conversa sobre IST/HIV/AIDS
Local: Empresa Carajás
Hora: 10h30
Público Alvo: Funcionários da Empresa

15/12 – Palestra de prevenção às IST/HIV/AIDS e distribuição de insumos
Local: Empresa Mercomplas
Hora: 15h30
Público Alvo: Funcionários da Empresa

16/12 – Palestra de prevenção às IST/HIV/AIDS e distribuição de insumos
Local: Empresa Tio Vieira
Hora: 8h30
Público Alvo: Funcionários da Empresa