Alagoas

Assistente virtual da Sefaz atinge mais de 10 mil atendimentos especializados no Estado

14/12/2020
Assistente virtual da Sefaz atinge mais de 10 mil atendimentos especializados no Estado

A Nise, atendente virtual integrada da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), vem consolidando o sucesso na modernização dos serviços fazendários. Após quatro meses de estreia, o sistema de inteligência artificial atingiu mais de 10 mil atendimentos especializados à população alagoana. Somente no mês de novembro, foram realizados mais de cinco mil atendimentos, e trocadas mais de 44 mil mensagens através do WhatsApp.

Entre os serviços mais atendidos, a solicitação de senha para o primeiro acesso do Portal do Contribuinte lidera o ranking com 14,42%, seguido por retificação de valores cobrados ou excluir notas fiscais com 12,94%, redefinição de senha do Portal do Contribuinte com 10,34%, isenção de ICMS para portadores de necessidades especiais com 5,56%, e contestação de termos de apreensão ou valores com 5,43%. A assistente virtual está disponível 24 horas por dia, através do WhatsApp pelo número (82) 98137-4724 ou no site sefaz.al.gov.br.

De acordo com o líder do Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado, Jaime Roberto, o contribuinte pode ter acesso a aproximadamente 60 serviços diretos, sendo 29 de atendimentos especializados prestados por servidores da Sefaz. Outros serviços estão em fase de planejamento para serem implementados junto à Nise nos próximos meses.

“Estamos trabalhando incansavelmente na modernização para nos adequar às novas tecnologias que garantam a efetiva prestação do serviço e comodidade voltada ao atendimento do contribuinte, principalmente, neste período de pandemia que precisamos evitar ao máximo o deslocamento dessas pessoas até as repartições fazendárias”, pontua Jaime Roberto.

Esse novo modelo implantado desde julho, segue uma tendência mundial, diminuindo custos operacionais na Secretaria ou no deslocamento do contribuinte ao órgão, bem como soluciona demandas diárias do cidadão alagoano com mais agilidade e comodidade. Em 2019, as 11 Centrais Já! espalhadas pelo interior e capital do Estado atendiam mensalmente uma média de 3 mil pessoas, consumindo quase 200 mil folhas de papel em impressoras todos os meses.

Para o líder do Projeto, com a modernização, houve uma expressiva economia em gastos e trâmites administrativos, aprimorando a relação entre o fisco e o contribuinte e fortalecendo cada vez mais a eficiência institucional.

A Nise presta um serviço orientado à informação, trazendo perguntas mais frequentes dos contribuintes dentre eles: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD); Cadastro; Documentos Fiscais; Regimes Especiais; Documentos de Arrecadação (DAR e GNRE); geração e desbloqueio de senhas do Portal do Contribuinte, da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e da Nota Fiscal Avulsa (NFA); Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas); Certidões e Declarações; Senhas e Sistemas; Outros.