Geral

Aplicativo Fica Bem fortalece apoio a vítimas de violência atendidas no HE do Agreste

02/12/2020
Aplicativo Fica Bem fortalece apoio a vítimas de violência atendidas no HE do Agreste

Aplicativo Fica Bem, utilizado para denunciar casos de violência sexual, foi apresentado aos acompanhantes e pacientes da recepção do HEA

As ações de acolhimento às mulheres que sofreram algum tipo de violência são fortalecidas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, com o aplicativo Fica Bem, lançado recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Centro Universitário Cesmac.

Nesta quarta-feira (2), familiares e acompanhantes de pacientes tiveram a oportunidade de participar de ação educativa sobre o uso da ferramenta e de como fazer denúncias de violências praticadas contras as mulheres.

Desde o ano passado que o HE do Agreste passou a contar com o Centro de Apoio às Vítimas de Violência Sexual (CVV). Ele foi implantado com o apoio da Sesau para o acolhimento e apoio psicológico, social e a oferta da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Além de mostrar as funcionalidades e como baixar o app, também foram distribuídos folders ensinando o passo a passo e a importância do Fica Bem

Durante a ação, ocorrida na manhã desta quarta-feira (2), na recepção do Setor de Emergência, a enfermeira Fernanda Albuquerque, coordenadora do Centro de Apoio às Vítimas de Violência do HE do Agreste, falou da importância do lançamento do app Fica Bem para o fortalecimento das ações desenvolvidas no hospital.

Na ocasião, os familiares e acompanhantes de pacientes receberam cartilhas e panfletos informações de como utilizar os telefones celulares para baixar e acessar o aplicativo com a funcionalidade Android.

A vendedora Robéria de Oliveira Santos parabenizou o hospital pela iniciativa. “Maravilhosa a ação. Mostra o amor e respeito ao próximo, principalmente às mulheres que são vítimas de violência. Muitas delas preferem mais se esconder do que expor as agressões e ameaças. Esse aplicativo vai ajudar muito nessa luta que é de toda sociedade “, declarou.

Técnicas do Centro de Apoio às Vítimas de Violência Sexual orientaram como as vítimas de violência sexual devem proceder para denunciar o crime

Formulário – Numa segunda etapa, a ferramenta poderá ser acessada pelo sistema operacional iOS. Para ter acesso ao aplicativo, o usuário terá apenas de fazer um cadastro e, na sequência,  aparecerá um menu com informações sobre como fazer denúncias de violência sexual, possibilitando que o denunciante informe, por meio de um formulário, os dados da vítima e o grau de violência sofrido.

Além da denúncia online pelo Fica Bem, a vítima poderá acionar a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS) e se informar sobre as unidades de saúde referência para atendimento e localização dos hospitais.

Casos – De janeiro até novembro deste ano, o hospital atendeu 632 vítimas de violência sexual e outras agressões. Por conta disso, o Centro de Apoio às Vítimas de Violência Sexual (CVV) do HE do Agreste vem monitorando diariamente os atendimentos, visando reforçar o trabalho e ampliar a assistência humanizada às vítimas.

Os dados revelam, ainda, que a maior parte das vítimas é de jovens com idade entre 15 e 29 anos. O levantamento também aponta que as vítimas são mulheres de cor parda e, em sua maioria, possuem apenas o Ensino Fundamental. As estatísticas do hospital mostram que as violências mais frequentes se referem a agressões físicas e lesões autoprovocadas, devido a problemas psicológicos.

No hospital, as vítimas são acolhidas por uma psicóloga e uma assistente social para, em seguida, serem encaminhadas para atendimento médico especializado e realização de testes, exames e acompanhamento especializado. Fernanda Albuquerque explica que as mulheres são acompanhadas pelo período de seis meses, no município de origem ou mesmo no hospital.