Cidades

Rio Largo atinge meta de Vacinação contra a Poliomielite

25/11/2020
Rio Largo atinge meta de Vacinação contra a Poliomielite

Na próxima sexta-feira (27) encerra o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em todo o Brasil. Em Rio Largo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que já atingiu a meta de imunização contra a paralisia infantil.

A coordenadora de Imunização de Rio Largo, Lívia Silva, explica que a vacina é aplicada na forma oral, e que cada dose é composta por duas gotinhas do imunizante.  “Conseguimos, mais uma vez, ser exemplo no assunto prevenção. É um esforço em conjunto da equipe de saúde do município e da própria população que entende a necessidade de manter em dia a sua imunização”, contou.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 95% do público-alvo. Já são mais de 5 mil doses aplicadas nas crianças riolarguenses na faixa etária de 12 meses até menores de cinco anos de idade.

Segundo o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, a prevenção faz toda a diferença na qualidade da saúde de uma população. “Por isso temos intensificado as ações de prevenção e conscientização, além de apoiar todas as campanhas nacionais. Atingimos essa meta e já nos preparamos para as próximas que virão”, declarou o chefe do Executivo.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, podendo provocar paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação.

É possível se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde de Rio Largo até a próxima sexta-feira (27).  Todas as UBS’s do município estão seguindo as medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19 e preparadas para receber os usuários.